Mercado da China fecha em alta após presidente do BC ampliar expectativas de suporte

XANGAI (Reuters) - Os mercados acionários da China fecharam em alta nesta terça-feira com os investidores comemorando a promessa do banco central de fortalecer a política monetária para reanimar a economia paralisada pela pandemia de coronavírus.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 1,13%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 1,01%. Ambos os índices registraram o maior ganho diário desde 30 de abril.
O subíndice do setor financeiro do CSI300 avançou 0,6%, o de consumo ganhou 0,1%, o imobiliário subiu 0,7% e o de saúde teve alta de 1,82%.
A China vai fortalecer sua política econômica e continuará com os esforços para reduzir os juros de empréstimos, disse o presidente do banco central, Yi Gang, em entrevista, acrescentando que os fundamentos econômicos da China permanecem inalterados apesar das muitas incertezas. . Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 2,55%, a 21.271 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,88%, a 23.384 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,01%, a 2.846 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,13%, a 3.872 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,76%, a 2.029 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,16%, a 10.997 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,22%, a 2.530 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 2,93%, a 5.780 pontos.
(Reportagem de Andrew Galbraith)
0 comentário
Dólar fecha no maior valor do ano e acumula alta de 9,15% na semana pós-eleição
Ibovespa tem pior semana desde a pandemia com ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs encerram semana com altas acumuladas de mais de 250 pontos-base após vitória de Lula
Debate sobre ajuste fiscal esbarra em resistências de aliados de Lula na largada
Ações europeias recuam por preocupações com IA ao fim de melhor mês desde junho
Ibovespa recua com exterior reforçando ajuste negativo pós-eleição