Atividade industrial da China volta a crescer em maio mas demanda é fraca, mostra PMI do Caixin

Publicado em 01/06/2020 08:27

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - A atividade industrial da China voltou inesperadamente a crescer em maio uma vez que as medidas de contenção do coronavírus foram aliviadas, mas a melhora foi marginal já que as encomendas para exportação continuaram a encolher, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit.

O PMI final de indústria do Caixin/Markit subiu a 50,7 no mês passado, de 49,4 no mês anterior. A marca de 50 separa crescimento de contração. Analistas consultados pela Reuters esperavam leitura de 49,6.

Embora modesta, a leitura de maio foi a mais alta desde janeiro, diante do forte aumento na produção conforme as empresas retornam ao trabalho e entregam encomendas em atraso. As cadeias de oferta também se estabilizaram após fortes disrupções mais cedo no ano.

Mas a demanda permaneceu fraca. Com muitos dos parceiros comerciais da China ainda em lockdown, as novas encomendas de exportação permaneceram em território de contração, embora a queda não tenha sido tão acentuada como em abril.

"As exportações fracas permaneceram um grande peso sobre a demanda já que o vírus continua a se espalhar no exterior", disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.

No domingo, pesquisa oficial mostrou que a atividade industrial da China cresceu a um ritmo mais lento em maio, mas a força dos setores de serviços e construção acelerou, indicando recuperação desigual na segunda maior economia do mundo após reabertura das empresas.

(Reportagem de Gabriel Crossley)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário