Não há democracia sem Poder Judiciário forte, diz ministro do STF Alexandre de Moraes

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira que não há democracia sem poder Judiciário forte e que, mesmo com toda a sorte de problemas, ele vem demonstrando independência e altivez.
"Não há democracia sem Poder Judiciário forte e não há Poder Judiciário forte sem juiz independente, altivo e seguro. Um juiz seguro precisa ter o apoio de uma associação institucionalmente forte, e é isso que a Ajufe é", disse Moraes, em cerimônia virtual de posse da nova diretoria da Associação dos Juízes Federais.
O ministro do STF --empossado na véspera na cadeira também como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)-- tem sido alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro e aliados dele por decisões, entre outras, relativas ao inquérito das fake news no STF, do qual Moraes é relator.
Na semana passada, a Polícia Federal realizou buscas e apreensões contra apoiadores de Bolsonaro por determinação do ministro do STF nesse inquérito.
No início do rápido discurso, Moraes disse que gostaria de salientar a "imprescindibilidade" do Poder Judiciário no Estado de Direito. Destacou que o Poder Judiciário vem demonstrando "independência e altivez com toda a sorte de problemas", citando o fato de ter de enfrentar notícias falsas que sempre rodearam o Poder Judiciário brasileiro.
Moraes aproveitou a solenidade para se solidarizar com as famílias das mais de 30 mil pessoas que morreram no Brasil devido à Covid-19. Ele citou que é sabido que a subnotificação no país é "muito grande" e destacou que a Justiça e o Poder Judiciário vem auxiliando aqueles que mais precisam na pandemia.
Tomaram posse para um mandato de dois anos o novo presidente da Ajufe, Eduardo André Brandão, e outros integrantes da diretoria.
(Reportagem de Ricardo Brito)
2 comentários
Irã fixa condições para reabertura do Estreito de Ormuz, diz autoridade de segurança iraniana
Trump deve se reunir com refinarias e varejistas de combustível na próxima semana, dizem fontes
Ibovespa fecha em alta com impulso de Petrobras e amplia série positiva
Dólar acompanha exterior e fecha com leve alta em dia de leilões do BC
Governo central tem superávit primário de R$10,8 bi em julho com ajuda de antecipação de precatórios
Taxas curtas caem e longas ficam estáveis no Brasil em dia de Treasuries acomodados
Guilherme Frederico Lamb Assis - SP
vale a leitura https://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/dos-11-do-supremo-so-2-sao-juizes-concursados/
Guilherme Frederico Lamb Assis - SP
O termo Juiz não é correto, pois ali no STF só dois são juízes... Dos 11 do Supremo, só 2 são juízes concursados.