Ações europeias fazem pausa após rali; estímulo do BCE impulsiona bancos

Por Sruthi Shankar
(Reuters) - Um forte rali nas ações europeias foi interrompido nesta quinta-feira depois que os investidores realizaram lucros, embora os bancos da zona do euro tenham subido depois que o Banco Central Europeu intensificou seu programa de estímulo para sustentar a economia afetada pelo coronavírus.
O índice FTSEurofirst 300 6caiu 0,68%, a 1.426 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,72%, a 366 pontos, com quedas nas montadoras, concessionárias e ações de saúde liderando as perdas.
O índice de ações da zona do euro fechou em queda de 0,2%, depois ter recuado até 0,8% durante a sessão, mas os credores do bloco subiram 1,1%.
O BCE disse que vai aumentar o tamanho das compras emergenciais de títulos em 600 bilhões de euros, para 1,35 trilhão de euros, valor acima do esperado, e que as compras ocorrerão até o final de junho de 2021, seis meses a mais do que o inicialmente planejado.
O índice dos bancos italianos teve alta de 1,1%, enquanto os credores espanhóis BBVA e Santander saltaram quase 1,7%.
"Segunda, terça e quarta tiveram uma grande alta com a expectativa de uma flexibilização adicional", disse David Madden, analista de mercado da CMC Markets. "Entendemos isso e agora parece que os operadores estão tirando o dinheiro da mesa por enquanto."
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,64%, a 6.341 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,45%, a 12.430 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,21%, a 5.011 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,04%, a 19.634 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,78%, a 7.566 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,33%, a 4.621 pontos.
0 comentário
Autoridade do Catar busca mediação em Teerã enquanto EUA intensificam “guerra econômica”
Nasdaq lidera alta na Wall Street após Nvidia amenizar preocupações com crescimento da IA
Presidente do Fed de Kansas City diz na CNBC que inflação é persistente e juros não são restritivos
Taxas dos DIs operam com altas leves, enquanto Treasuries mostram acomodação
Desemprego no Brasil cai a 5,3% no tri até julho, menor valor da série para o período
Minério de ferro recua, pressionado pela alta de custos do carvão de coque