Brasil registra mais 1.274 mortes por Covid-19 e se aproxima de 40 mil óbitos
SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou nesta quarta-feira mais 1.274 mortes em decorrência da Covid-19 e agora totaliza 39.680 óbitos ligados à doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, informou o Ministério da Saúde.
De acordo com dados divulgados pela pasta, o país também registrou mais 32.913 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando a 772.416 infecções confirmadas no total.
O Ministério da Saúde voltou a divulgar os números consolidados de casos e mortes da pandemia no país na véspera, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), depois de ter reduzido a divulgação das informações no fim da semana passada.
Assim como na terça-feira, os números foram consolidados às 18h30 e revelados por volta das 19h.
O Brasil é o segundo país com maior número de casos de coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, que nesta quarta-feira superaram a marca de 2 milhões de infecções, segundo contagem da Reuters.
É também o terceiro entre os países com mais mortes, abaixo dos EUA e do Reino Unido.
A pandemia, no entanto, tem aceleração maior no Brasil do que nos EUA, onde o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) reportou nesta quarta-feira 17.376 novos casos e mais 950 novos óbitos.
De acordo com os números do Ministério da Saúde separados por Estados, São Paulo continua sendo o mais afetado pela doença no Brasil, com 156.316 casos e 9.862 mortes. Com um acréscimo de 340 óbitos, o Estado bateu um recorde diário de mortes pelo segundo dia consecutivo.
O governo paulista prorrogou a quarentena no Estado até 28 de junho, mas manteve as medidas de flexibilização do isolamento e liberou o funcionamento de shoppings centers e comércios de rua na região metropolitana da capital a partir de segunda-feira.
Nesta quarta, a prefeitura da capital reabriu o comércios de rua, com registros de movimento intenso no centro da cidade, e assinou termo para reabertura de shoppings a partir de quinta-feira.
O Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar entre os Estados mais afetados pela Covid-19, com 74.373 infecções e 7.138 mortes. A prefeitura da capital fluminense também anunciou autorização para reabertura de shoppings a partir da quinta.
Na sequência da contagem da pasta aparecem o Ceará, que conta com 71.402 casos e 4.480 óbitos, e o Pará (62.095 infecções, 3.927 mortes).
O Brasil possui 325.395 pacientes que se recuperaram da Covid-19, enquanto 407.341 estão em acompanhamento, segundo o Ministério da Saúde.
Veja um gráfico de casos pelo mundo: https://graphics.reuters.com/CHINA-HEALTH-MAP/0100B59S43G/index.html
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde