China pede que EUA parem com provocações, informa a Xinhua
Beijing, 16 jun (Xinhua) -- O Ministério da Defesa Nacional chinês instou nesta segunda-feira que os Estados Unidos parem com todos os atos de provocação contra a soberania e a integridade territorial da China.
Ren Guoqiang, porta-voz do ministério, fez as observações quando solicitado a comentar sobre o voo de um avião militar dos EUA sobre Taiwan na semana passada.
O voo sobre o território chinês por um avião militar dos EUA sem a permissão da China violou seriamente a soberania territorial da China e minou a paz e a estabilidade através do Estreito de Taiwan, afirmou Ren. "Isso é extremamente errado e perigoso".
Ele instou o lado dos EUA a respeitar o princípio de Uma Só China e os três comunicados conjuntos entre a China e os EUA, observando que Taiwan é parte inalienável da China.
O Exército de Libertação Popular da China tem determinação, confiança e capacidade para salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial da China, salvaguardar os interesses comuns dos compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan, salvaguardar a paz e a estabilidade através do estreito e impedir qualquer tentativa de criar "uma China, uma Taiwan", acrescentou.
0 comentário
Dólar fecha no maior valor do ano e acumula alta de 9,15% na semana pós-eleição
Ibovespa tem pior semana desde a pandemia com ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs encerram semana com altas acumuladas de mais de 250 pontos-base após vitória de Lula
Debate sobre ajuste fiscal esbarra em resistências de aliados de Lula na largada
Ações europeias recuam por preocupações com IA ao fim de melhor mês desde junho
Ibovespa recua com exterior reforçando ajuste negativo pós-eleição