Guia orienta produtores de leite no combate ao coronavírus
Um novo guia vem orientar os produtores de leite a como tomar medidas de precaução para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A publicação, organizada pela Embrapa Clima Temperado de Pelotas, tem a pesquisadora Laura Lopes de Almeida, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), como um de seus coautores. O material pode ser baixado neste link: Guia Covid e pecuária leiteira.
“Fui convidada a colaborar pela minha formação na área de virologia. A Embrapa de Pelotas tem uma linha de pesquisa em biossegurança na produção leiteira e achou importante elaborar um material voltado especificamente para este público. Os produtores de leite são normalmente agricultores familiares e, por isso, as propriedades contam com pessoas idosas, que são um grupo de risco”, explica Laura.
Embora a doença não afete os animais, o guia reforça medidas de higiene que já são adotadas na produção de leite para evitar a contaminação dos humanos. “O produtor que trabalha com leite já tem uma cultura estabelecida de higienização, de lavar as mãos sempre. O que queremos reforçar com eles é que este cuidado deve se estender a outras partes da vida, como a ida à cidade para ir no banco, por exemplo”, detalha a pesquisadora.
A Embrapa também conta com material informativo sobre prevenção do coronavírus voltado para produtores de suínos e aves.
0 comentário
CNA alerta para crise no setor leiteiro e defende medidas antidumping
11º Prêmio Sindilat de Jornalismo divulga finalistas
Preço do leite ao produtor perde a referência dos R$2 por litro e aperta margem no campo
Programa Bônus Mais Leite: oportunidade para fortalecer a produção leiteira
Projeto de Zé Silva protege produtores e combate distorções no mercado do leite
Mato Grosso aposta em tecnologia e tradição para crescer na produção de leite