Surto em frigorífico contamina mais de mil na Alemanha; Espanha encerra confinamento

Publicado em 21/06/2020 10:04

LOGO estadao

Autoridades sanitárias da Alemanha confirmaram neste sábado, 20, que o número de pessoas infectadas com covid-19 em um frigorífico na cidade de Gütersloh subiu para 1.029 - no início da semana, o total era de 600 contaminados. O local, onde trabalham 6,5 mil funcionários, pertence à Tönnies, a maior processadora de carne do país.

O surto de infecções foi anunciado na quarta-feira. Desde então, o frigorífico foi fechado por duas semanas. De acordo com Sven-Georg Adenauer, conselheiro estadual do município de Gütersloh, no Estado da Renânia do Norte-Vestfália, não há registro de que o vírus tenha se espalhado para a cidade de 100 mil habitantes vizinha de Bielefeld, no centro da Alemanha.

Adenauer reclama que as autoridades não conseguiram rastrear cerca de 30% dos funcionários da empresa. "A confiança que temos na Tönnies é zero", disse. O diretor da empresa, Andres Ruff, afirmou neste sábado que a demora para compartilhar os dados ocorre em razão das leis alemãs de proteção à informação.

De acordo com Adenauer, foram realizados 3.127 testes de diagnóstico no frigorífico e a um terço teve resultado positivo. Armin Laschet, chefe de governo do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, acredita que o surto de covid-19 possa ser contido com uma quarentena localizada, mas não descarta medidas mais radicais. "Se a coisa piorar, pode ser necessário decretar um novo lockdown na região", disse

Aplicativo

A Alemanha tem cerca de 190 mil casos confirmados de coronavírus e quase 9 mil mortos - bem menos do que Espanha e Itália, os países mais afetados da Europa. A curva de contaminações vem caindo há algumas semanas, o que permitiu ao governo relaxar algumas medidas de isolamento social.

Por isso, a Alemanha se tornou um dos primeiros países a relaxar medidas de confinamento. No início de maio, pequenas e médias lojas foram reabertas e alguns estudantes voltaram às aulas. Escolas, bibliotecas públicas, salões de beleza e outros comércios voltaram a funcionar algumas semanas depois - com novas regras, como máscaras obrigatórias.

O governo da chanceler Angela Merkel, no entanto, alertou que a população deveria adotar cautela ao retomar as atividades econômicas. "A primeira fase da pandemia terminou, mas ainda estamos no início e temos uma longa luta contra o vírus pela frente", alertou Merkel, após afirmar que o afrouxamento das restrições só foi possível graças à estabilização da taxa de contágio e à baixa ocupação de leitos de hospitais.

Preocupada com uma segunda onda de infecções, Merkel determinou que cada Estado deveria adotar regras próprias para retomar setores da economia. Esta semana, o governo lançou um aplicativo de celular para rastrear casos do novo coronavírus. A ferramenta funciona por bluetooth e consegue medir a distância entre os smartphones dos usuários. Quando detecta que duas pessoas estão a menos de 1,5 metro uma da outra por mais de 15 minutos, ele registra o código de usuário de ambas.

Neste sábado, Merkel pediu que os alemães usem o aplicativo de rastreamento de infecções, que já foi baixado por mais de 9 milhões de pessoas no país. "Quanto mais gente usar o aplicativo, mais útil ele será", disse a chanceler, que voltou a dizer que a participação é voluntária. (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 Espanha encerra estado de emergência; Inglaterra aguarda novas medidas de isolamento

Espanha encerrou o estado de emergência na na meia-noite deste domingo, após três meses de restrições por todo o país para controle da pandemia do novo coronavírus. A partir de hoje, os 47 milhões de espanhóis podem se mover por todo o país e pelo bloco europeu com a reabertura de fronteiras. As medidas de confinamento foram suspensas de forma gradual nas últimas semanas.

A Espanha também retirou a obrigatoriedade de uma quarentena de 14 dias para visitantes da Inglaterra e de outros países da Europa. Com a reabertura, o governo busca salvar a temporada de turismo - uma das principais fontes de renda para a economia do país. O uso da máscara é obrigatório em todo o país e locais públicos adotam medidas para controle da capacidade máxima. Apesar da liberação e do retorno ao "novo normal", a movimentação no aeroporto de Madrid estava abaixo do observado neste período do ano em outras temporadas.

A Espanha foi um dos países mais atingidos pelo novo coronavírus no mundo com 245.938 casos e 28.322 óbitos.

Na Inglaterra, o governo do primeiro-ministro, Boris Johnson, deve anunciar nesta semana novas medidas de isolamento social. A expectativa quanto ao anúncio é sobre a possibilidade de o governo britânico afrouxar as regras de distanciamento para que as pessoas permaneçam a dois metros de distância. Empresários pedem para que a distânia seja reduzida a um metro de distância, a fim de facilitar a reabertura de bares, restaurantes e escolas.

O governo teme que a medida leve ao aumento do número de casos. A Inglaterra tem o maior número de mortes por covid-19 na Europa - e a terceira maior do mundo - com mais de 42.500 óbitos

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário