Mamão:Clima mais frio desacelera maturação nas lavouras
Apesar do clima mais frio desacelerar a maturação, os preços do mamão formosa recuaram em todas as regiões produtoras nesta semana (22 a 26/06). Isso porque o consumo brasileiro da fruta segue limitado diante do fim de mês, dos impactos da crise do coronavírus na economia nacional e das menores idas da população às compras, o que acabam afetando principalmente mais produtos perecíveis, como o mamão.
No Norte do Espírito Santo, por exemplo, o formosa registrou valor de R$ 0,25/kg, desvalorização de 7% frente à semana passada. Já no Oeste da Bahia, a variedade foi comercializada por R$ 0,38/kg, queda de 8% na mesma comparação. Segundo produtores oeste-baianos, pesa também sobre o comércio da região, principalmente ao Sudeste, os baixos preços do mamão do Norte do ES - destaca-se que nessa praça ainda existe uma oferta razoável, mesmo com o controle do clima mais frio.
De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, a oferta do formosa deve se limitar ainda mais durante o inverno, mas o consumo nacional enfraquecido pode seguir pressionando as cotações.
0 comentário
HORTI RESENHA #144 - Métodos de conservação e variedades tardias abrem novos mercados para a lichia
Cacau cai para mínimas de duas semanas em NY
HORTI RESENHA #143 - Sustentabilidade pode definir quem exporta frutas e quem fica de fora do mercado
Contratos futuros do cacau despencam mais de 4% em NY e Londres
Após alta intensa, cacau volta a cair após participação de lado vendedor no mercado global
Preços baixos do cacau exigem que produtores busquem novas formas de comercialização