O número de CBios que serão gerados em 2020, por Miguel Angelo Vedana
Uma grande dúvida paira sobre o RenovaBio: qual a quantidade de CBios (créditos de descarbonização) que vão estar disponíveis no mercado este ano? Nem o Ministério de Minas e Energia (MME) e nem a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apresentaram números claros que demostram se haverá ou não uma entrega suficiente de biocombustíveis para atender à meta de CBios imposta às distribuidoras em 2020.
Essa falta de informação tem causado insegurança no setor de distribuição, que quer postergar o início da obrigatoriedade das metas para o ano que vem ou, pelo menos, reduzir substancialmente a meta deste ano.
O MME escutou, ao menos em parte, os apelos e lançou uma consulta pública para revisão das metas de compra de CBios. A proposta do ministério, que está recebendo comentários até 4 de julho, envolve reduzir pela metade a obrigatoriedade para 2020, além de novas reduções para os anos seguintes.
Leia a íntegra no site NovaCana.
0 comentário
Biodiesel amplia uso da soja e reforça oportunidades ao produtor rural
Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético e agroindustrial lançaram hoje a Coalizão pelos Biocombustíveis
Brasil está a caminho de um aumento na produção de etanol em 2026, dizem especialistas
Combustíveis renováveis colocam o agro brasileiro no centro da nova matriz energética e diversificam opções para o produtor rural
Associações indicam riscos da abertura da importação de biodiesel
Produção de biodiesel no Brasil bate recorde em 2025 e setor deve crescer em 2026