Seara/JBS de Três Passos (RS) tem até sexta-feira (3) para testar todos os funcionários para Covid-19

Em decisão do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS), assinada pelo juiz Ivanildo Vian, ficou decidido que a unidade da Seara/JBS de Três Passos (RS) deve realizar testes para diagnosticar a Covid-19 em todos os funcionários. O prazo para que as amostras para o exame sorológico sejam coletadas é até esta sexta-feira (3), com pena de multa de R$ 100 mil por dia, em caso de descumprimento. A medida judicial vem após o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) ter ajuizado Ação Civil Pública.
Além de realizar os testes com verba da empresa, a unidade também fica obrigada a informar os resultados à Secretaria Municipal de Saúde para que os casos possam ser acompanhados.
No caso de trabalhadores com diagnóstico positivo para a doença, a companhia deve afastar imediatamente o colaborador do posto de trabalho por, no mínimo 14 dias.
O juiz explicita ainda no documento que “a participação de empregados da requerida entre os casos de contaminados é altíssimo, tudo a demonstrar que infelizmente as medidas reconhecidamente já adotadas pela requerida e também pelas autoridades públicas não se mostraram suficientemente eficazes para conter a escalada de contágios. A seguir nesse perigoso caminho logo chegaremos no tão perigoso colapso do atendimento dos casos graves, o que se mostra demasiadamente preocupante”.
O Notícias Agrícolas entrou em contato com a assessoria de imprensa da companhia, mas a JBS ainda não emitiu um posicionamento sobre o caso.
0 comentário
Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?