Cultivo de trigo no Cerrado obtêm boas produtividades e auxilia no ciclo de culturas

Publicado em 08/07/2020 15:14 e atualizado em 09/07/2020 07:39
Julio Cesar Albrecht - Pesquisador da Embrapa Cerrados
Cerrado brasileiro cultivou 200 mil hectares em 2019 e produtividades médias são se até 6 toneladas por hectare. Cultivares são desenvolvidas especificadamente para as características da região.

Podcast

Entrevista com Julio Cesar Albrecht - Pesquisador da Embrapa Cerrados sobre o Trigo no Cerrado

Download

LOGO nalogo

Em 2019 o Brasil cultivou 200 mil hectares de trigo entre os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal, com produtores obtendo bons resultados de produtividade e cultivando até duas safras, uma irrigada plantada entre abril e maio e a safrinha de sequeiro semeada em março.

Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, Julio Cesar Albrecht, as produtividades médias alcançadas ficam em torno de 1,5 a 1,8 tonelada por hectare para o cultivo no sequeiro e 6 toneladas para o irrigado, garantindo o abastecimento dos moinhos da região e de importantes cidades consumidores como Brasília, Belo Horizonte e Goiânia.

Albrecht comenta que as cultivares utilizadas foram desenvolvidas ao longo de 40 anos de pesquisas da Embrapa especificadamente para as características climáticas do cerrado e que o manejo, apesar de similar ou de outras regiões como o Sul do país, possui particularidades.

O cultivo do trigo no Cerrado é indicado para regiões com altitudes maiores do que 800 metros para de sequeiro e maiores do que 500 metros nas áreas irrigadas e tem papel, além de compor a renda dos produtores, de atuar no ciclo de culturas ajudando a interromper a ação de pragas e doenças de culturas como o feijão e de hortaliças.

A expectativa da Embrapa é que a área cultivada como trigo no Cerrado brasileiro chegue à 1 milhão de hectares até 2025, mas o potencial indicado pelas pesquisas é acima de 2 milhões de hectares cultivados.

“A auto-suficiência do trigo no Brasil passa pelo cultivo no Cerrado. Hoje o Brasil importa metade do trigo que consome e esse volume poderia vir do Cerrado”, diz Albrecht.

Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Embrapa no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário