Minério de ferro na China sobe pelo 5° dia; preço spot toca máxima em 11 meses

Por Enrico Dela Cruz
MANILA (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China tiveram a quinta sessão consecutiva de ganhos nesta quinta-feira, com usinas comprando o produto para recompor estoques em meio a expectativas e alta demanda nos próximos meses, o que levou os preços spot a tocar máxima em 11 meses.
O contrato mais negociado na bolsa de commodities de Dalian, para setembro, encerrou em alta de 1%, a 789 iuanes (112,93 dólares) por tonelada.
O minério de ferro para entrega em agosto na bolsa de Cingapura reverteu perdas iniciais e fechou em leve alta de 0,1%, a 102,80 dólares.
O preço spot do minério de ferro de referência, com gradação de 62%, tocou 106 dólares por tonelada na quarta-feira, o maior nível desde agosto de 2019, segundo dados da consultoria SteelHome.
"A demanda forte em meio ao otimismo com a recuperação econômica da China continuou a alimentar o mercado", disseram estrategistas de commodities da ANZ em nota.
O Citi Research espera agora que a demanda chinesa por aço neste ano tenha alta de 3,8%, ante previsão anterior de contração de 4%.
O aço para construção na bolsa de Xangai encerrou em alta de 1,3%, no sexto dia de alta.
0 comentário
Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte