Colheita do algodão em Goiás atinge 30% da área plantada
O Projeto de Controle do Bicudo em Goiás é coordenado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão em Goiás (Fialgo) e acompanha a colheita nas fazendas cotonicultoras em todo o estado. Conforme levantamento realizado até o dia 9 de julho, foram colhidos 28,13% de toda a área plantada no estado. A expectativa é que o número já tenha ultrapassado os 30% nesta segunda-feira, dia 13.
Os dados mostram que na Região 1, formada pelos municípios de Caiapônia, Montividiu, Rio Verde, Paraúna e Turvelândia, foram colhidos 13,05% da safra. O número representa 3,48% de toda a área colhida no estado. Na Região 2, que engloba os municípios de Chapadão do Céu, Mineiros, Jataí, Perolândia e Portelândia, registra 38,14% de sua área plantada colhida. Este valor representa 14,26% de toda a colheita em Goiás.
Por fim, a Região 3, composta pelos municípios de Cristalina, Goiatuba, Luziânia, Morrinhos, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba e São João D’Aliança, computaram 28,92% de área colhida, correspondendo a 10,39% de toda a colheita estadual. O Fialgo tem monitorado a presença da praga do Bicudo e orientado produtores sobre como e quais ações serem realizadas neste período para o controle do inseto.
0 comentário
Exportação de algodão deve crescer 10% em 2025/26, projeta Anea
Algodão/Cepea: Indicador cai em novembro pelo 6º mês consecutivo
Anea projeta crescimento das exportações brasileiras e reforça foco na expansão do consumo mundial
Com rentabilidade limitada, mercado prevê área menor para a safra 25/26 de algodão
Algodão/Cepea: Preço interno se mantém firme; exportações estão intensas
StoneX revisa para baixo estimativa de produção de algodão para 2025/26