Sul do país amanhece com geadas fortes: Temperaturas continuam baixas até a próxima madrugada

Confirmando as previsões do Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o sul do Brasil amanheceu com geadas nesta quarta-feira (15). A massa de ar frio de origem polar ganhou intensidade nas últimas 24 horas, aumentando as condições de geadas e baixas temperaturas em toda a região.
Segundo os dados coletados pelas estações meteorológicas do Inmet, a menor temperatura foi registrada no Rio Grande do Sul, em Santana do Livramento com -3.8ºC. No Paraná, a temperatura mais baixa foi registrada em General Carneiro, com mínima de -3.2ºC. O mesmo valor foi registrado em Dom Pedrito/RS. Já em em Santa Catarina, as geadas aconteceram com intensidade de fraca a moderada em todo o estado.
Geada em São Gabriel/RS:
De acordo com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet, a previsão indica novas chances de geadas para a próxima madrugada em toda a região, mas que a tendência é de aumento nas temperaturas no final da quinta-feira (16). "Hoje ainda continua frio, com chances de geadas fracas em alguns pontos, mas na parte da tarde as temperaturas voltam a subir, aumentando as condições de chuvas no Rio Grande do Sul", afirma Mamedes.
Áreas de instabilidades no sul do Brasil devem começar a ganhar intensidade nas próximas 36 horas devido a formação de uma nova frente fria. O modelo Cosmo indica chuvas com volumes mais expressivos a partir de sexta-feira (17), com precipitação prevista entre 20 e 30 mm no Centro-Norte do Rio Grande do Sul. O modelo indica ainda possibilidade de chuvas para o sul de Santa Catarina, porém com volumes mais baixos.
Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas em todo o Brasil:

Áreas de instabilidades no sul do Brasil devem começar a ganhar intensidade nas próximas 36 horas devido a formação de uma nova frente fria. O modelo Cosmo indica chuvas com volumes mais expressivos a partir de sexta-feira (17), com precipitação prevista entre 20 e 30 mm no Centro-Norte do Rio Grande do Sul.
O modelo indica ainda possibilidade de chuvas para o sul de Santa Catarina, porém com volumes mais baixos.A tendência é que a frente fria passe de maneira rápida pela região, sem indicação de avanço para o Paraná durante o final de semana.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:

Fonte: Inmet
0 comentário
Possibilidade de El Niño de forte intensidade para este ano entra no radar do agro
Previsão do Tempo: Frente fria provoca temporais e granizo no Sul nesta sexta-feira 13/02/2026
Probabilidade de El Niño supera 60% entre setembro e novembro deste ano, mostra NOAA
Chuvas começam a chegar ao RS nesta quinta (12) e INMET alerta para tempestades severas
El Niño volta em 2026 e deve ser mais forte
Previsão do Tempo: Frente fria e baixa pressão aumentam o risco de temporais - 12/02/2026