Recompras de tradings para manter soja no Brasil aumentam em 2020, diz Safras

Por Nayara Figueiredo
SÃO PAULO (Reuters) - As operações de recompra de contratos por tradings, conhecida como "wash out", para manter no Brasil volumes de soja que seriam exportados, estão aumentando neste ano para atender à crescente demanda de esmagadoras, disse nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado.
Isso porque o aquecimento na indústria de carnes, devido a exportações firmes das proteínas bovina, suína e de frango, elevaram o consumo interno de farelo de soja, afirmou o analista da consultoria Luiz Fernando Roque.
"A estratégia de recompra não é incomum, mas os volumes envolvidos nesta modalidade estão maiores neste ano, assim como as importações da oleaginosa", afirmou o especialista.
Segundo ele, a baixa oferta de soja para as processadoras no país foi causada pelo alto nível de exportação, que deve fechar o ano com 80 milhões de toneladas, impulsionado pela formação de estoques na China.
"A China deve importar mais soja do que se esperava em 2020, para formar estoques e se proteger de uma eventual reeleição do presidente norte-americano, Donald Trump, que poderia voltar a incomodá-la em 2021", acrescentou.
(Por Nayara Figueiredo)
0 comentário
Preço da soja no Paraná é o maior em mais de 3 anos, aponta Cepea
Plantio de soja atinge 4,39% da área do Brasil e indica antecipação, diz Pátria AgroNegócios
Soja encerra semana com estabilidade em Chicago e consultoria alerta produtor sobre mercado invertido no Brasil
Plantio de soja em MT fica atrasado ante mesma época do ano passado, aponta Imea
Maior esmagamento de soja em MT eleva exportações de farelo em 10,26% e de óleo em 26,76%, diz Imea
Plantio de soja tem início com otimismo e expectativa de recuperação, afirma presidente da Aprosoja BR e MT