Ações europeias são impulsionadas por esperanças de vacina e otimismo sobre fundo da UE

As ações europeias subiram nesta segunda-feira, ajudadas por dados promissores de uma série de candidatas a vacina contra o coronavírus e depois que os líderes da União Europeia esboçaram um acordo sobre um fundo de recuperação para estimular as economias da zona do euro atingidas pela pandemia.
O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,73%, a 1.464 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,75%, a 376 pontos.
Um índice de ações da zona do euro subiu 0,9%, revertendo todas as suas perdas iniciais, com o euro subindo para uma máxima de quatro meses.
Uma vacina experimental contra o coronavírus desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford foi considerada segura e produziu uma resposta imunológica em seu primeiro teste com humanos, enquanto a farmacêutica norte-americana Pfizer e a empresa alemã de biotecnologia BioNTech também divulgaram dados adicionais promissores.
Além disso, a chanceler alemã Angela Merkel disse que os líderes da UE agora têm uma nova base para um acordo sobre um fundo de recuperação de 750 bilhões de euros e para o próximo orçamento comum do bloco de 2021 a 2027, no valor de cerca de 1,1 trilhão de euros.
O índice de saúde, considerado defensivo, teve a maior alta entre os setores da Europa, com salto de 1,2%, refletindo os sinais de que os líderes dos países do norte da União Europeia estão dispostos a se comprometer com o plano de recuperação, no quarto dia de negociações em Bruxelas.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,46%, a 6.261 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,99%, a 13.046 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,47%, a 5.093 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,99%, a 20.621 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,51%, a 7.478 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,20%, a 4.533 pontos.
0 comentário
Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte