Apesar de recorde no preço do leite ao produtor em julho, poder de compra diminuiu
Podcast
Entrevista com Juliana Santos - Analista de Mercado de Leite do Cepea sobre o Mercado do Leite
Download
O preço pago pelo leite ao produtor neste mês de julho, em relação ao leite captado em junho, chegou a R$ 1,75/litro, um aumento de 16% em relação ao preço de junho/maio. De acordo com a analista de mercado do Cepea/Esalq, Juliana Santos, a alta é fruto da soma do período de entressafra, no qual normalmente a produção diminui, com os estoques mais baixos nos laticínios, que "frearam" as compras pelas incertezas geradas pela pandemia da Covid-19.
Apesar do aumento, os custos de produção elevados, puxados pela alta nos preços do milho e farelo de soja, utilizados na alimentação dos animais, pesam no bolso do produtor. A analista afirma que em 2019, eram necessários 25 litros de leite para adquirir uma saca de milho de 60kg, enquanto neste ano, a quantia de produto necessária para comprar o milho subiu para 35 litros.
Ela explica que os laticínios se programam com os estoques em março/abril para o período de entressafra, mas por causa do avanço da doença pelo Brasil e as incertezas em relação à demanda, esse estoque se manteve baixo.
"Agora há uma competição maior entre as empresas pelo leite que está sendo produzido", afirma, ainda que a captação tenha aumentado 4% na região sul do país em junho, no comparativo com maio, por causa da melhora do clima e da suplementação na alimentação do gado.
Apesar da oferta limitada, a demanda segue firme, com alta de 17% no preço do leite UHT em junho, avanço no valor do leite em pó e, inclusive, no queijo mussarela, aumento de 23%. Sobre o queijo, Juliana explica que o início da flexibilização do isolamento social em várias regiões do país e o estoque reduzido de produto fizeram o preço subir.
Para agosto, a expectativa é de que os preços sigam sustentados, já que o período de entressafra deve ir até setembro/outubro, com possibilidades de alta. "É necessário atenção à relação entre oferta e demanda, precisamos ver se a demanda se manterá firme como está".
0 comentário
Conseleite/RS projeta valor de referência do leite em R$ 2,3910 para setembro
Qualidade do leite depende de manejos adequados para a saúde e bem-estar animal
Tecnologia portátil para análise instantânea otimiza o monitoramento de qualidade do leite produzido pelo rebanho
Produção de leite cresce no RS, mas importações pressionam pequenas indústrias
Projeto fortalece cadeia produtiva do leite em comunidades rurais do Agreste pernambucano
Mercado pode virar depois das altas expressivas do leite pago ao produtor em julho