Soja tem estabilidade nesta 2ª em Chicago e começa semana com mercado forte no BR

O mercado da soja inicia a semana operando com estabilidade na Bolsa de Chicago à espera do novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Por volta de 7h50 (horário de Brasília), as cotações recuavam entre 0,75 e 2 pontos nos principais vencimentos. Assim, o agosto tinha US$ 8,69 e o novembro, US$ 8,65 por bushel.
O novo reporte do USDA chega na quarta-feira, dia 10, e o mercado espera um aumento na produção, produtividade e estoques norte-americanos e, se confirmando o cenário, mais uma onda de pressão sobre as cotações pode acontecer, segundo explicam analistas e consultores de mercado.
Da mesma forma, para esta segunda-feira, o mercado espera pelos novos boletins de embarques semanais de grãos e pelo relatório semanal de acompanhamento de safras, este último sendo reportado somente após o fechamento do mercado. De acordo com a consultoria Allendale, Inc., a expectativa dos traders é de que o índice de lavouras de soja e milho dos EUA recuem 1% nesta semana, passando a 71% e 72%, respectivamente.
No paralelo, segue a atenção sobre o clima para a conclusão da nova safra americana, bem como à demanda da China no mercado dos EUA. As relações entre os dois países ainda segue bastante comprometida e sem perspectiva de grandes mudanças.
NO BRASIL
No Brasil, o mercado da soja deverá ter mais uma semana de preços firmes diante da pouca oferta disponível ainda a ser negociada da safra 2019/20 e do percentual de comercialização elevado da safra 2020/21.
"Desta forma, temos grande disputa entre a indústria nacional e os exportadores, que seguem querendo mais. Assim, vamos seguir com prêmios fortes e, mesmo que Chicago não traga apoio, temos o dólar firme e os prêmios para dar fôlego aos indicativos", explica Vlamir Brandalizze, consultor de mercado da Brandalizze Consulting.
Veja como fechou o mercado na última semana.
+ Soja: Semana termina com preços fortes e China comprando mais 20 navios no Brasil
0 comentário
Dados de exportações do USDA mostram início do programa de compras de soja na China e Chicago sobe
Soja opera em leve alta na Bolsa de Chicago nesta 5ª com suporte do farelo e atenção ao clima nos EUA
Preços da soja caem em Chicago, mas alta do dólar mantém equilíbrio no mercado brasileiro
Soja busca sustentação em Chicago nesta 4ª, com suporte do farelo, de olho no clima e no cenário externo
Soja em Chicago e dólar sobem nesta 3ª feira, mas preços no BR ainda são limitados por alta disponibilidade
Imea estima safra de soja 26/27 de Mato Grosso 5,2% menor do que a anterior com El Niño no radar