Sistema CNA/Senar discute os impactos causados pelo javali na agropecuária
Os impactos causados pela invasão de javalis nas lavouras e as alternativas para enfrentamento e controle dessa espécie exótica invasora foram abordados na transmissão ao vivo promovida pelo Sistema CNA/Senar na terça (11).
O monitoramento e o controle desses animais já são debatidos pela Confederação para criar mecanismos com o intuito de minimizar os prejuízos causados aos produtores rurais.
Participaram da live o assessor técnico da Comissão de Meio Ambiente da CNA, João Carlos Dé Carli, o consultor da CNA, Carlos Marsiglia, o consultor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Gilmar Ogawa e o produtor rural Tiago dos Reis, do Rio Grande do Sul.
“Os javalis são responsáveis pela predação de animais de pequeno porte, destruição de lavouras e danos à vegetação nativa, além de riscos iminentes envolvendo os seres humanos e transmissão de doenças aos animais de produção pecuária. Isso pode trazer prejuízos econômicos ao Brasil”, destacou o assessor técnico da CNA, João Carlos Dé Carli.
O consultor Carlos Marsiglia reforçou que as pessoas envolvidas no processo para a prevenção, o monitoramento e o controle desse invasor precisam observar as normas vigentes no País.
“O Plano Javali, implantado em 2017, apresenta estratégias que estão sendo usadas para enfrentamento da espécie exótica invasora. Uma delas é a prevenção para evitar que novas áreas sejam ocupadas. Outra situação é evitar que áreas já desocupadas voltem a ser ocupadas”, declarou.
O produtor rural Tiago dos Reis defendeu a elaboração de um conjunto de técnicas para tentar neutralizar a ação dos animais invasores, que têm alta taxa de reprodução.
“É importante que sejam estudadas iniciativas para acelerar e contornar esse problema porque os javalis estão se alastrando tremendamente, pois atualmente o controle é hoje o único método eficiente que possuímos”, avalia.
Para enfrentar essa situação, Gilmar Ogawa disse que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo elaborou um manual para orientar os produtores de acordo com a questão sanitária e de controle em conformidade com as legislações federal e estadual.
“O manual contextualiza a origem do problema causado por esta fauna exótica, as características gerais dos javalis, os prejuízos econômicos e os procedimentos para manejo do javali no território nacional. Além disso, o Senar-SP desenvolveu um curso para orientar os produtores rurais como agir em determinadas situações”.
0 comentário
ICL e Agroadvance lançam pós em Nutrologia Vegetal com foco em antecipar decisões no campo
Apesar de cota, Brasil deve seguir atendendo ao avanço da demanda chinesa por carne bovina
BOA TARDE AGRONEGÓCIO - Exportações de milho reagindo no BR; café subindo em NY
Importações de fertilizantes perdem ritmo e ficam 26% abaixo de setembro de 2025
Importações de nitrogenados caem e acendem alerta para estoques no Brasil
"Brasil vive uma das eleições mais desinteressadas da história", diz cientista político