Tornados em Santa Catarina afetam algumas áreas de trigo, mas prejuízos se concentram no setor de proteína animal
Podcast
Tornados em Santa Catarina afetam algumas áreas de trigo, mas prejuízos se concentram no setor de proteínas animais
Download
Neste final de semana Santa Catarina foi atingida por chuva forte, granizo e tornados que causaram prejuízos nas áreas agrícolas do estado. Na sexta-feira, por exemplo, foram 100 mm acumulados em apenas duas horas.
Segundo o vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, a região mais atingida foi a meio oeste, a principal produtora de frangos e suínos, em cidades como Tangará, Caçador, Treze Tílias, Água Doce (onde 700 casas foram destelhadas) e Ibicaré.
O setor de proteínas foi o de maior prejuízo, com morte de animais e destruição de estruturas da cadeia. Barbieri destaca que vai levar um tempo até que tudo se recupere e que tanto a Faesc quanto o governo do estado estão se mobilizando para auxiliar os produtores.
Já nas áreas de lavouras, o município de Campos Novos foi o mais afetado para a cultura do trigo que foram praticamente dizimadas, mas a maior parte de lavouras catarinenses neste momento estão em preparo para a próxima safra de verão.
Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da Faesc no vídeo.
0 comentário
No mesmo dia em que entrou em vigor nova resolução do CMN, Justiça Federal concede 10 anos para produtor de MT pagar dívidas com a Caixa
Armazém da Bunge em Sorriso/MT é atingido por incêndio de grandes proporções
Dependência externa de fertilizantes coloca bioinsumos no centro do debate sobre soberania produtiva no agronegócio brasileiro
Houthis do Iêmen ameaçam alvos sauditas devido a voo iraniano com destino a Sanaa
Itaú BBA aponta para safra 2026/27 mais desafiadora diante de El Niño, custos elevados e pressão sobre preços
Ibovespa sobe com Embraer entre suportes em dia de feriado nos EUA