Ibovespa mostra indefinição em dia com vencimento de opções

O Ibovespa não mostrava uma tendência clara nesta segunda-feira, com a primeira etapa da sessão marcada pelo vencimento de opções sobre ações, com o setor de mineração e siderurgia e empresas de proteínas entre os destaques positivos, enquanto companhias aéreas figuravam entre as maiores baixas.
Às 11:20, o Ibovespa caía 0,4 %, a 100.946,38 pontos. O volume financeiro era de 8,3 bilhões de reais.
No exterior, Wall Street abriu em alta, mas passou a mostrar desempenho misto, com o mercado em Nova York também na expectativa de resultados de varejistas nesta semana. O S&P 500 subia 0,2%.
Investidores também começam a monitorar com maior atenção os movimentos relacionados à eleição presidencial dos Estados Unidos, com a Convenção Nacional do Partido Democrata nesta semana.
A temporada de balanços no Brasil é relativamente tranquila nesta segunda-feira, com Magazine Luiza entre os destaques, mas com divulgação prevista apenas após o fechamento do pregão.
Em relatório a clientes, estrategistas do BTG Pactual afirmaram que, em uma primeira análise e em comparação com as suas estimativas, os resultados, excluindo Petrobras e Vale, parecem fortes, principalmente as companhias de proteínas.
O cenário fiscal também continua no radar e o estrategista Dan Kawa, da TAG Investimentos, observa que não há muita certeza sobre o tema.
"A mídia ventila potencial saída de Paulo Guedes (ministro da Economia) do governo. Já Paulo Guedes, nega sua saída para consultorias políticas privadas. O teto dos gastos parece estar em debate, assim como a trajetória dos gastos públicos", afirmou em comentário a clientes mais cedo.
DESTAQUES
- MINERVA ON subia 3,68%, enquanto MARFRIG ON avançava 4,39% e JBS ON tinha elevação de 2,96%, com o setor entre os destaques da temporada de balanços.
- VALE ON mostrava acréscimo de 1,3%, na esteira da alta dos preços do minério de ferro na China, com USIMINAS avançando 2,28%, em movimento acompanhado por GERDAU PN e CSN ON. Também no radar estavam dados divulgados na sexta-feira de que as vendas de aços planos e longos no mercado interno avançaram no mês passado.
- GOL PN perdia 2,78%, em meio ao ambiente ainda difícil para o setor em razão da pandemia de Covid-19. AZUL PN mostrava declínio de 2,71%.
- CIA HERING ON caía 3,04%, corrigindo parte da alta da última sexta-feira, quando o papel da verejista de moda fechou com elevação de mais de 10%.
- MAGAZINE LUIZA ON subia 1,50%, antes da divulgação do balanço no final do dia. No setor, B2W ON avançava 0,48%, após fechar em baixa de quase 7% na sexta-feira, enquanto VIA VAREJO ON cedia 1,34%.
- PETROBRAS PN tinha decréscimo de 0,49%, abandonando a tentativa de recuperação, apesar da alta dos preços do petróleo no exterior, onde o Brent subia 0,69%.
- ITAÚ UNIBANCO PN recuava 1,74% e BRADESCO PN perdia 1,46%, pesando do lado negativo.
- LINX ON, que não está no Ibovespa, recuava 3,08%, após uma semana de forte valorização (+34%), em meio a anúncio de acordo de união de negócios com a StoneCo seguido poucos dias depois de proposta da Totvs para combinação das operações. TOTVS ON subia 1,19% e, em Nova York, STONECO tinha elevação de 1,2%.
0 comentário
Ações de Hong Kong se recuperam após decisão da Suprema Corte dos EUA sobre tarifas
Brasil e Coreia do Sul concordam em ampliar cooperação em minerais e comércio
UE diz que não aceitará nenhum aumento nas tarifas dos EUA após decisão da Suprema Corte: “acordo é acordo”
Índia adia negociações comerciais com os EUA após Suprema Corte rejeitar tarifas de Trump, diz fonte
Chefe do comércio dos EUA afirma que nenhum país disse que irá se retirar dos acordos tarifários
Alckmin diz que nova tarifa de 10% anunciada por Trump não afeta competitividade do Brasil