EUA e China divergem sobre planos de negociações da Fase 1 de acordo comercial

Publicado em 21/08/2020 11:15

LOGO REUTERS

O governo dos Estados Unidos recusou-se na quinta-feira a reconhecer quaisquer planos de se reunir com a China sobre a Fase 1 do acordo comercial entre os dois países, depois que o Ministério do Comércio de Pequim disse que negociações bilaterais seriam realizadas "nos próximos dias" para avaliar o andamento do acordo.

O porta-voz do Ministério do Comércio, Gao Feng, fez comentários sobre as próximas discussões em uma reunião semanal realizada online, mas não deu mais detalhes.

Uma reunião por videoconferência, originalmente prevista para o aniversário de seis meses do início do acordo comercial, em 15 de agosto, foi adiada, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que foi sua decisão.

Duas fontes norte-americanas familiarizadas com os planos disseram na quinta-feira que nenhuma nova data de reunião foi agendada.

O escritório do Representante de Comércio dos EUA e o Tesouro norte-americano não responderam a perguntas sobre os planos de revisão do acordo comercial, uma etapa regular após seis meses feita por funcionários de alto escalão e exigida em um capítulo sobre fiscalização.

O assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, não comentou possíveis negociações com autoridades chinesas. Mas ele disse que o governo Trump continua envolvido com Pequim na Fase 1 do acordo comercial e que o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, está satisfeito com o progresso até agora.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário