Desempenho do frango (vivo e abatido) na 34ª semana de 2020, 3ª de agosto
Em se tratando de uma segunda quinzena de mês, nada fora do convencional ocorreu com o frango abatido. Ou seja: o retrocesso de preços iniciado antes mesmo de completada a primeira metade do período apenas se intensificou. A ponto de a semana ter sido encerrada com preços médios 2,6% menores que o de uma semana antes.
Já o frango vivo segue indiferente às variações de mercado. Tanto que, na última sexta-feira, 21, completou um mês com a mesma cotação, demonstração de que permanece com a oferta ajustada à demanda. De toda forma, a longa estabilidade atual não chega a ser fato inédito, como deixa claro o gráfico abaixo: em 2019, a cotação de R$3,30/kg se estendeu por quase cinco meses, de meados de junho até o início de novembro.
Apesar das baixas sofridas no decorrer da semana, o frango abatido continua obtendo, na média, a melhor remuneração de 2020 e, nominalmente, o terceiro melhor preço da história (agosto corrente só perde para os preços de novembro e dezembro de 2019). Por ora acumula ganho de pouco mais de 5% sobre o mês anterior e de, praticamente, 18% sobre o mesmo mês do ano passado.
Já a estabilidade do frango vivo faz com que sua variação mensal seja menor – de 3,72%, índice que tende a zerar no próximo mês. Porém, em relação a agosto de 2019, a cotação atual é 18,18% superior.
Notar que a variação anual de um e outro produto apresenta índices muito próximos, em torno dos 18%. Isso significa que – pelo menos neste instante – frango vivo e abatido têm (com diferença mínima) a mesma paridade de preços de um ano atrás. Ou seja: lá como cá, o abatido foi comercializado por valor cerca de 20% superior à cotação alcançada pela ave viva.
Essa diferença, porém, tende a sofrer diluição no decorrer desta semana. Como, aliás, ocorreu há um ano. Pois então (última semana de agosto) a diferença de preços entre vivo e abatido retrocedeu a pouco mais de 13% - para o frango abatido, uma das menores diferenças do ano que passou.
0 comentário
Chile suspende exportações de aves após caso de gripe aviária
Empresa do Paraguai realiza primeira exportação de frango Halal para Singapura
África do Sul entra em período crítico enquanto Nigéria concentra novos surtos de Influenza aviária no continente
Friella abate 4 mil suínos/dia e supera 450 toneladas de produção, consolidando expansão no mercado nacional
Nutrição de poedeiras: consistência da farinha de soja impacta desempenho, qualidade de ovos e custo de produção
Suinocultura europeia: adequação da Ucrânia às normas da UE exigirá investimento milionário e reestruturação das granjas