Emater/RS está avaliando prejuízos do trigo após geadas de forte intensidade, mas áreas do noroeste terão perdas de 100%
Podcast
Emater/RS está avaliando prejuízos do trigo após geadas de forte intensidade, mas áreas do noroeste terão perdas de 100%
Download
O Rio Grande do Sul registrou incidência de geadas na sexta-feira (21) e no sábado (22) que afetaram as lavouras de trigo do estado. De acordo com os números da Emater/RS, mais de 20% das lavouras estão em fase de floração e suscetíveis a danos causados pelo frio e pela geada.
Segundo o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, a entidade está realizando um levantamento para mensurar o tamanho dos prejuízos, mas já é possível afirmar que algumas áreas da região noroeste do estado devem ter perdas de até 100%.
Outras culturas afetadas pelo clima deste último final de semana foram as da aveia, fruticultura, hortaliças e do milho verão, que apresentou perdas em áreas que já haviam emergido do solo.
Rugeri destaca que essa situação reforça a preocupação com o zoneamento agrícola e com o ciclo das cultivares utilizadas. A colheita do trigo deve acontecer no final do mês de setembro e até lá os produtores precisam ficar atentos a novas incidências climáticas neste inverno.
Confira a íntegra da entrevista completa com o diretor técnico da Emater/RS no vídeo.
Leia Mais:
+ Possíveis geadas e umidade em lavouras do PR preocupam produtor em plena colheita
+ Geadas atingem 1/3 do trigo do Paraná suscetível a perdas; RS também sofre
0 comentário
Tempestades e inundações atingem áreas de milho e soja nos EUA
Pro Farmer Crop Tour 2026 começa com atenção ao excesso de umidade para soja e milho no Corn Belt
Feijão/Cepea: Vendedores firmes limitam recuo do carioca; menor oferta sustenta cotações do preto
Conab: Estimativa aponta para uma produção de 360,8 milhões de toneladas na safra 2025/26
Déficit de armazenagem de grãos cresce até 12 milhões de toneladas por ano no Brasil e acende alerta para o milho
Arroz/Cepea: Mercado interno segue firme; embarques recuam e importações avançam