BCE pode esperar por dados à medida que economia cresce de acordo com projeções, diz autoridade

A economia da zona do euro está crescendo de acordo com as projeções do Banco Central Europeu de junho, então as autoridades têm tempo para esperar por dados mais concretos, disse Peter Kazimir, membro do Conselho da instituição monetária, nesta quarta-feira.
A economia da zona do euro parecia inicialmente estar se recuperando mais rápido do que o esperado da recessão induzida pela pandemia, mas dados mais recentes, incluindo uma leitura fraca de PMI, sugeriram que a recuperação está se achatando e que o bloco pode ficar aquém das previsões no terceiro trimestre.
"Parece-me que estamos alinhados com o cenário básico", disse Kazimir, presidente do banco central da Eslováquia, à Reuters. "Temos espaço para esperar por dados concretos, que são confiáveis."
O BCE projetou um crescimento trimestral do PIB de 8,3% para o terceiro trimestre, e deve atualizar esse valor na reunião de política monetária de 10 de setembro.
Usando um poder de fogo sem precedentes para combater a recessão, o BCE está comprando quantias recordes de dívida para manter baixos os custos dos empréstimos, inclusive por meio de um Programa de Compra de Emergência Pandêmica no valor de 1,35 trilhão de euros.
Embora o BCE tenha afirmado que o total desse valor provavelmente será gasto na compra de títulos, alguns argumentam que não há obrigação de usar todo o dinheiro.
"Eu disse no passado que, se tivermos uma resposta apropriada do lado fiscal, é claro que não somos obrigados a usar o pacote", disse Kazimir a repórteres.
0 comentário
ANP aprova pagamento de R$740 mi à Petrobras referente à 1ª fase do subsídio ao diesel
Ibovespa recua e fecha abaixo de 170 mil pontos pressionado por Petrobras
Dólar sobe a R$5,0894 após nova pesquisa eleitoral e antes de decisões sobre juros
Petróleo cai 5% com expectativa de reabertura do Estreito de Ormuz
Ações ampliam alta enquanto investidores aguardam detalhes do acordo entre EUA e Irã
Lula abre vantagem de 12,5 pontos sobre Flávio em eventual segundo turno, diz CNT/MDA