"Finanças públicas não recomendam medidas como essa", diz economista da Farsul sobre TEC zerada para soja, milho e arroz

Publicado em 26/08/2020 16:10 e atualizado em 26/08/2020 22:06
Antônio da Luz - Economista - FARSUL
Entrevista com Antônio da Luz - Economista - FARSUL sobre as Tarifas de importação de soja, milho e arroz

Podcast

Entrevista com Antônio da Luz - Economista - FARSUL sobre as Tarifas de importação de soja, milho e arroz

Download
 

LOGO nalogo

"Essa é uma medida infeliz", afirma o economista chefe da Farsul (Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), Antônio da Luz, em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta quarta-feira sobre a declaração do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, César Halum, sobre a medida do Governo de zerar as tarifas de importação de soja, milho e arroz pelo Brasil de países de fora do Mercosul. 

+ No Valor Econômico: Governo vai zerar tarifas de importação de soja, milho e arroz

Da Luz afirma ainda que a medida foi definida sem ao menos que os presidentes das Câmaras Setoriais fossem ouvidos, o que causa estranheza. "Se não tivessemos ouvido o áudio do Secretário até, quem sabe, imaginaríamos que não fosse verdadeiro. Mas ouvimos o próprio Secretário fazendo essa declaração e lamentamos muito", diz. 

O economista afirma se tratar de uma determinação de efeito nada producente, inócua e inoportuna quando o representante do Mapa afirma que há produtores estariam segurando produto para especular no mercado. 

Além disso, explica ainda que a concentração das vendas externas que se deu no primeiro semestre deste ano se deu, entre outros fatores, pela condição favorável de câmbio e também pelos efeitos da pandemia, "que deixou muitos países desabastecidos e o Brasil os abasteceu". 

ARROZ

Para o arroz, Da Luz cita anos de preços abaixo dos custos de produção para os produtores do estado, de desestímulo e três anos consecutivos de redução de área e, consequentemente, de uma redução dos estoques nacionais. "Estávamos há anos anunciando que isso iria acontecer e aconteceu. Não sei qual é a surpresa do Secretário", diz. 

SOJA & MILHO

No caso da soja, o economista acredita ainda que não há alternativas fora do Mercosul onde o Brasil pudesse trazer produto, principalmente depois das perdas consideráveis dos EUA na safra 2019/20. Paraguai, de onde o Brasil já importou 455 mil toneladas de janeiro a meados de agosto, e Argentina estão no Mercosul e também não exigem isenção da TEC. 

Leia Mais:

+ Brasil pode fechar agosto com importações de 500 mil t de soja do Paraguai contra 150 mil ao longo de 2019

+ Sem 8% na tarifa de importação, Brasil pode comprar até 1 milhão de toneladas de soja dos EUA, estima Agrinvest

"E o mesmo vale para o milho. Estamos colhendo uma segunda safra maravilhosa, e não vejo de onde vamos tirar. Dos EUA? Da Europa? Não vem", explica. 

CÂMBIO E CONDIÇÃO FISCAL

A questão cambial e os atuais patamares do dólar seriam mais um entrave para tais importações. Nesta quarta-feira, a moeda americana voltou a superar os R$ 5,60 com alta superior a 1%. 

Mais do que isso, Da Luz explica que a atual situação econômica e fiscal do país não permite tal medida. 

"Para mim será uma grande surpresa se a Camex topar fazer isso (a votação acontece nesta quinta-feira, 27) e se o Ministério da Economia se posicionar a favor isso, porque as finanças públicas não recomendam medidas como essa neste momento. Vejo com muita dificuldade do ponto de vista fiscal uma ideia como essa prosperar". 

Uma vez que a Camex autorize a medida, a mesma é publicada no Diário Oficial e passa a valer imediatamente. 

Leia Mais:

+ Futuro do dólar depende, entre outros fatores, da situação fiscal do Brasil, avalia economista

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes| Instagram@jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário