Plantio do milho avança no RS e algumas lavouras sofreram danos pela geada

Publicado em 28/08/2020 09:46

LOGO nalogo

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) divulgou seu boletim semanal com a atualização para as safras do Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento, o plantio do milho verão avançou em diversas regiões do estado e alguns danos devido as geadas já foram contabilizados.

A publicação destaca que na região de Erechim já há 2 mil hectares plantados e muitas áreas já dessecadas à espera do plantio. Na de Soledade, já foram 3.500 hectares semeados e em início de desenvolvimento vegetativo. “Essas áreas foram atingidas por fortes geadas e houve danos em muitas lavouras implantadas em áreas de baixas altitudes, cujos estádios de desenvolvimento estão mais avançados, quatro folhas ou mais, e os efeitos vêm sendo avaliados”.

Na região de Frederico Westphalen, são 20 mil hectares já semeados de milho grão e 9.500 hectares para silagem e em fase de germinação e inicio de desenvolvimento vegetativo. “As demais áreas vêm sendo dessecadas e complementadas com a prática do tombamento das plantas, preparando-as para os plantios. As baixas temperaturas dos últimos dias, com a ocorrência de geadas, atingiram a cultura que já estava germinada, e os impactos seguem em monitoramento”.

Outras regiões apontadas com plantio já iniciado são Santa Maria, Bagé, Fronteira Oeste, Manoel Viana, São Borja, Itacurubi, Maçambará Porto Alegre, Ijuí, Santa Rosa (78 mil hectares), São Lourenço do Sul e Pelotas.

“Novas semeaduras dependem do retorno das precipitações, já que os solos apresentam umidade insuficiente para a operação. Houve relatos de possíveis danos pelas geadas em plantas recém-emergidas, mais pronunciados na região de São Borja, cujo impacto ainda será dimensionado”, diz a Emater.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário