CDC diz a Estados dos EUA que se preparem para distribuição de vacina da Covid-19 até novembro

Por Manojna Maddipatla
(Reuters) - O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos pediu às autoridades estaduais de saúde pública que se preparem para distribuir uma potencial vacina contra o coronavírus para grupos de alto risco no final de outubro ou início de novembro, mostraram documentos publicados pela agência nesta quarta-feira.
O momento de distribuição de uma vacina assumiu uma importância política nos Estados Unidos, já que o presidente Donald Trump busca a reeleição em novembro, depois de investir recursos federais substanciais no desenvolvimento de vacinas.
"Para fins de planejamento inicial, o CDC forneceu aos Estados certas hipóteses de planejamento enquanto eles trabalham em planos estatais específicos para a distribuição de vacinas, incluindo a possibilidade de quantidades limitadas de vacinas em outubro e novembro", disse um porta-voz do CDC à Reuters.
O New York Times havia informado anteriormente que o CDC contatou autoridades em todos os 50 Estados e cinco grandes cidades.
O maior especialista em doenças infecciosas do país, Anthony Fauci, disse nesta quarta-feira à MSNBC que, com base na taxa de inscrição de pacientes nos ensaios de vacina contra a Covid-19 em andamento, poderia haver dados clínicos suficientes para saber até novembro ou dezembro que uma das vacinas é segura e eficaz.
Os documentos postados online pelo New York Times mostraram que o CDC está se preparando para uma ou duas vacinas contra Covid-19, que estarão disponíveis em doses limitadas já no final de outubro.
As vacinas podem estar disponíveis gratuitamente para grupos de alto risco, incluindo serviços de saúde, pessoal de segurança, moradores e funcionários de instalações de cuidados de longa duração da Covid-19, afirmou a agência nos documentos.
(Reportagem de Manojna Maddipatla, em Bengaluru)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde