Evolução da receita cambial dos principais países exportadores de carne de frango
No gráfico abaixo, a evolução da receita cambial obtida por EUA, Brasil, Tailândia e demais exportadores com a carne de frango no quinquênio 2015/2019.
Divulgado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), o gráfico não dá detalhes acerca do valor específico dos valores alcançados pelos países especificados. De toda forma é fácil constatar que o obtido pelos EUA permanece praticamente estável, o mesmo acontecendo com o Brasil, salvo ligeiras variações.
Em outras palavras, Tailândia e demais exportadores pertencem ao bloco dos que vêm aumentando sua receita cambial com o produto.
Com um pouco de esforço é possível constatar, por exemplo, que em 2015 todos os demais exportadores obtinham, em conjunto, receita cambial menor que a do Brasil. Já em 2019, mesmo com o crescimento da receita cambial brasileira, essa situação sofreu inversão.
0 comentário
ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa