Minha perspectiva é que queda do PIB vai ser menor ainda, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira que sua perspectiva é que a queda da economia brasileira este ano será ainda menor do que a esperada, após ressaltar que a contração na faixa de 4% a 5 %, que está sendo vista pelo mercado, representa metade do tombo que já chegou a ser previsto por alguns agentes.
Em evento virtual do Credit Suisse, o ministro disse que os dados mais recentes mostram a retomada da atividade, e esse movimento está vindo mais rápido até do que ele antecipava.
Oficialmente, a projeção do Ministério da Economia é de uma retração do PIB de 4,7% em 2020, mas o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, apontou na semana passada que será revisada em setembro após "todos os dados" indicarem que " o pior já passou ".
No boletim Focus mais recente, uma expectativa para o PIB este ano foi piorada a uma queda de 5,31%, contra o recuo de 5,28% estimado uma semana antes.
Nesta quarta-feira, Guedes também defende o pacto federativo como uma reformatação do setor público, com a existência de gatilhos para o controle dos gastos públicos.
O ministro reiterou ainda que o governo vai desalavancar os bancos públicos e privatizar empresas.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde