Ferrugem linear do trigo aparece em lavouras do Rio Grande do Sul e produtor precisa ficar atento e agir rápido
Podcast
Ferrugem linear do trigo aparece em lavouras do Rio Grande do Sul e produtor precisa ficar atento e agir rápido
Download
Em um levantamento realizado para Embrapa Trigo foi identificada a presença de focos de ferrugem linear em lavouras de trigo no Rio Grande do Sul. A doença é agressiva e se espalha rapidamente pelo ar, por tanto, demanda atenção do produtor brasileiro.
A fitopatologista da Embrapa Trigo, Cheila Cristina Sbalcheiro, explica que, enquanto a ferrugem da folha se caracteriza por pontos alaranjados espalhados desuniformemente nas folhas, a ferrugem linear apresenta pontos amarelos alinhados na folhagem.

O ciclo da doença é rápido, entre 5 e 6 dias, e cresce exponencialmente sendo espalhada para lavouras vizinhas através do ar. Sendo assim, a recomendação da especialista é que o produtor realize monitoramento constante das lavouras para identificar os sintomas e realizar aplicação emergencial de defensivos logo nas primeiras aparições.
Sbalcheiro relata que a ferrugem linear ataca as folhas principais do trigo, prejudicando a fotossíntese e demandando mais energia da planta para respirar, retirando potencial de enchimento dos grãos. Em 2017 a Argentina enfrentou uma epidemia da doença e teve sua produção derrubada em 71%.

0 comentário
Mercado de trigo segue pressionado por oferta global recorde e importações mais competitivas
Chuvas atrasam colheita do trigo e demanda segue travada
Recuperação dos preços do trigo é limitada pela grande oferta global de milho
Mercado nacional tem preços bastante pressionados com impacto do dólar e importações maiores
Potencial da safra de trigo gaúcha segue promissor, diz Emater
Clima favoreceu o rendimento da safra/25 de trigo no Brasil