Apesar de novas frentes, chuvas regulares no Paraná podem acontecer só na 2ª quinzena de outubro

Publicado em 23/09/2020 10:28 e atualizado em 23/09/2020 16:15
Produtor precisa estar atento ao La Niña, que pode cortar chuvas entre novembro e janeiro

LOGO nalogo

Apesar do fim do vazio sanitário em 10 de setembro, o produtor da maioria das áreas sojicultoras do Paraná ainda não iniciou o plantio da safra 20/21, consequência da estiagem que atinge sobretudo a região norte do estado. Os modelos mais atualizados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não indicam chuvas expressivas para o Paraná até pelo menos o dia 30 de setembro. A tendência é que as chuvas fiquem mais frequentes na segunda quinzena de outubro, segundo o Inmet. 

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, para os próximos dias, uma nova frente fria deve levar chuvas expressivas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas ainda sem indicação de volumes para o Paraná. "Nós até podemos ter algumas chuvas pontuais no Paraná, mas ainda não se trata do retorno efetivo das chuva, com destaque para o norte do estado", afirma a meteorologista. 

A especialista reforça ainda que é caracterísitico da Primavera, estação de transição, que as frentes passem acontecer com mais frequência, mas por se tratar de um ano com influência do La Niña, a tendência é que os sistemas passem muito rápido pelo sul do país e se desloquem para o oceano. Com base nas últimas análises, o produtor precisa estar atento mesmo se as chuvas de Outubro se confirmarem, tendo em vista que o corte nas chuvas - por conta da La Niña, pode ter seu pico entre novembro e janeiro de 2021.

Já para os outros dois estados da região sul do Brasil, a tendência é que a nova frente comece avançar pelo Rio Grande do Sul a partir do dia 27, próximo domingo, com precipitação entre 30 e 60 milímetros, com destaque para o Centro-Sul do estado que deve receber os maiores volumes no domingo. 

O modelo Cosmo do Inmet indica ainda que o sistema terá força para avançar com intensidade para a Santa Catarina, também com volumes entre 50 e 60 mm. O extremo sul do Paraná pode receber chuvas pontuais entre domingo e terça-feira, dia 29. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

Cosmo - Inmet - 2309
Fonte: Inmet 

 

Os mapas de precitação acumulada nos últimos 30 dias do Inmet confirmam os baixos volumes de chuvas no Paraná. Segundo dados coletados nas estações meteorológicas, todo o estado recebeu apenas entre 10 e 20 mm de chuvas no último mês. Já o Rio Grande do Sul, teve acumulados entre 90 e 150 mm no mesmo período. Em Santa Catarina, os volumes ficaram entre 20 e 70 mm, sendo os menores volumes registrados no norte do estado.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias: 

Últimos 30 dias - Inmet -m 2309
Fonte: Inmet 
 

As previsões do modelo Cosmo do Inmet, vão de encontro com a previsão do modelo GFS, da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA). Para o período entre 23 de setembro e 1º de outubro, os mapas apontam chuvas mais volumosas apenas para o Rio Grande do Sul e áreas de Santa Catarina. 

Já para o período entre 1º e 09 de outubro, a tendência, segundo o NOAA, é de chuvas mais volumosas para o Centro-Leste do Rio Grande do Sul e avanço de volumes para Santa Catarina de maneira mais expressiva. No Paraná, o modelo segue indicando situação mais confortável para o extremo sul do Paraná, o norte do estado ainda deve ficar com a parcela mais baixa das chuvas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

 

NOAA - 2309
Fonte: Inmet 

c
Mariópolis/PR Eng. Agrônomo João Paulo Bettin

Ribeirão Cascalheira-MT Foto de Vanderlei Secco
Ribeirão Cascalheira-MT Foto de Vanderlei Secco
Vistoria em campo de produção de semente de aveia branca em Passo Fundo/RS Foto de Larissa Machado
Vistoria em campo de produção de semente de aveia branca em Passo Fundo/RS Foto de Larissa Machado​

Palmas-PR Klebio e Greice Nazaro
Palmas-PR Klebio e Greice Nazaro

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

    Há momentos em que o NA traz informações (notícias) conflitantes ao extremo...

    Neste exato momento (dia 23/09/2020, às 11:49 hs), temos texto informando "... Apesar do fim do vazio sanitário em 10 de setembro, o produtor de soja do Paraná ainda não iniciou o plantio da safra 20/21.."

    Em chamada para outras informações, vemos:

    "... Plantio da soja já começou no Paraná: produtores de Mangueirinha já semearam 7% das lavouras.."

    "Bombardeio de informações" ... Melhor caprichar mais um pouquinho, não NA?

    4