Plantio de milho já iniciou em lavouras dos produtores da Coocam

Publicado em 24/09/2020 09:19
As semeaduras começaram na primeira quinzena de setembro, precocemente, e os produtores optaram escalona tanto o período de plantio quanto as variedades de híbridos

A falta ou excesso de chuvas em períodos distintos, sempre foi uma preocupação constante dos produtores rurais, por isso, mais uma vez o clima será a maior das apreensões já que a expectativa para comercialização da safra 2020/2021 é seguir com os preços relativamente bons como aconteceu nos últimos meses.

Como o produtor sempre aposta nos resultados positivos e sabe muito bem como é trabalhar em uma lavoura – uma desafio a céu aberto  – ele continua firme na atividade, fazendo sua parte safra após safra e assim, movimentando a cadeia produtiva do agronegócio mundial. Sendo assim, a semeadura da safra 2020/2021 já iniciou.  

Nas lavouras da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), o plantio de milho foi antecipado, iniciando ainda na primeira quinzena de setembro. “O produtor está tentando escalonar um pouco mais o plantio de milho, pensando no histórico principalmente da safra passada onde o clima prejudicou a questão de produção do milho e por isso, ele está escalonando o plantio e também alternando as variedades – precoces, de ciclo médio e tardio – para não colocar os ovos todos em uma mesma cesta”, comenta o engenheiro agrônomo da Coocam, Silvio Zanon.

Essa aposta dos produtores da cooperativa, com plantio precoce e escalonado, ainda com rotação das variedades de híbridos é uma alternativa, já que a previsão do fenômeno La Niña deixa mais incertezas sobre os padrões de precipitações e temperaturas no decorrer do ano safra. De acordo com Zanon, a cultura de milho precisa de chuva frequente, especialmente no período de enchimento de grãos e na polinização e reforça que o escalonamento pode ser uma maneira mais segura para o produtor rural, pois, caso haja veranico ou se concretizar a previsão de La Ninã, as lavouras estarão em períodos diferentes uma das outras.

O engenheiro agrônomo da Coocam lembra que cada vez mais, o homem do campo investe em suas lavouras, usando sementes de alta tecnologia e adubação de alto nível, ou seja, realiza o manejo necessário exigido pela cultura para produtividade acima de 200 sacas por hectares. “Esse primeiro investimento que é a base para ter os melhores resultados, o produtor está fazendo”, comenta Silvio, completando que em contrapartida, a Coocam oferece todo o apoio necessário para fazer essa calibragem – melhores resultados nas lavouras.

A estimativa é que a área de milho na Coocam permaneça a mesma da safra passada, ou seja, em torno de 15 mil hectares o que equivale cerca de 30% das lavouras dos produtores da cooperativa, matriz e filiais.

Perfil do produtor

Calculista e técnico. Esse é o novo perfil do produtor rural, conforme comenta o engenheiro da Coocam, Silvio Zanon. “Onde ele investe um, quer colher dois”, compartilha. A percepção vista pelos profissionais técnicos, onde o homem do campo tem em mãos informações cada vez mais veloz, existe os dois lados.  Segundo Zanon, o mundo digital é muito importante, porém, o produtor não deve esquecer o trabalho na prática. “A parte do campo, de ir até as lavouras e fazer análises, vai um pouco além do digital”.

Estimativa

No dia 15 deste mês, a Epagri apresentou estimativas para a safra de verão 2020/21 em Santa Catarina, durante evento on-line. Segundo os especialistas, algumas características vão marcar o próximo ciclo, entre elas o mercado aquecido para as principais culturas. A redução dos juros também foi comentada, chamando atenção para a elevação dos custos de produção, causada pelo impacto do dólar alto nos produtos que utilizam insumos importados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Coocam

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário