Farelo de soja: poder de compra do frango vivo retrocede ao menor nível em 5 anos
Ainda que nos últimos dois meses tenha obtido boa recuperação de preço, o frango vivo permanece - em relação ao farelo de soja – com o menor poder de compra do terceiro trimestre do ano. Mas a situação já esteve bem pior: no bimestre abril/maio o poder de compra do frango caiu a um volume que não era observado desde o mesmo bimestre de 2018.
Independente disso, a realidade é que, transcorridos praticamente três quartos do ano, o poder de compra do frango vivo em 2020, no tocante especificamente ao farelo de soja se encontra no mais baixo nível dos últimos cinco anos.
Nesse quinquênio, o melhor resultado para o produtor do frango foi registrado no ano passado, ocasião em que uma tonelada de frango vivo permitiu adquirir, na média anual, perto de 2,7 toneladas de farelo de soja.
Em 2020 a capacidade de compra é cerca de 25% menor, pois, na média dos nove primeiros meses do ano, a tonelada de frango vivo possibilitou adquirir pouco mais de 2 toneladas de farelo de soja.
Aos valores atuais (cerca de R$2.100/tonelada, quase 75% a mais que a média registrada em setembro de 2019), o avicultor precisa dispor de um volume de frangos 40% maior para adquirir a mesma quantidade de farelo de soja de um ano atrás.
0 comentário
Doenças respiratórias na avicultura entram em debate durante o 26º SBSA
Semana Nacional da Carne Suína 2026 aposta na “era da proteína” para impulsionar consumo no Brasil
Preço do suíno estabiliza, mas há pressão nos custos com atraso do plantio da segunda safra de milho e guerra no Oriente Médio
Avicultura na Ucrânia: empresa anuncia €300 milhões para expansão produtiva e projeto de biometano
Conflito no Oriente Médio interrompe cadeias de suprimento e pressiona exportações de frango no mundo
Avicultura europeia: casos de influenza aviária recuam após pico histórico, mas pressão sanitária segue elevada