Atual campeão de produtividade do Cesb aproveitou chuva e já plantou a soja em áreas com bastante palhada
Podcast
Atual campão de produtividade do Cesb aproveitou chuva e já plantou a soja em áreas com bastante palhada
Download
Alguns produtores de Mangueirinha no Paraná já começaram o plantio da safra de soja 2020/21 e entre eles o atual campeão de produtividade do Cesb, Laércio Dalla Vecchia. Entre os fatores que permitiram este início de trabalho, estão uma leve chuva e o cuidado com o solo.
Vecchia explica que sua propriedade recebeu 10 mm de chuvas e só foi possível plantar nas áreas que possuíam um volume maior de palhada. Em uma delas, por exemplo, são 2 quilos de palhada por metro quadrado, preparada desde a safra passada para permitir o cultivo da safra de soja e safrinha de milho neste ciclo.

Para os demais talhões, o plantio só deve ser retomado após confirmação de precipitações mais consistentes. Inclusive, a área que será destinada novamente ao concurso do Cesb está entre as que ainda serão semeadas.
As condições de comercialização também chamam a atenção de Vecchia, que fez contratos para travar seus custos de insumos à R$ 80,00 e agora acompanha a subida dos preços da soja esperando aliar boa produção e preços altos para ter rentabilidade na cultura.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Mangueirinha/PR no vídeo.

0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto