Ibovespa cai e volta aos 95 mil pontos, com temor de piora fiscal

O Ibovespa ampliava queda nesta segunda-feira, retornando ao nível de 95 mil pontos, refletindo a cautela de agentes do mercado com o fiscal do país.
Às 14:14, o Ibovespa caía 1,75%, a 95.304 pontos. O volume financeiro era de 14,82 bilhões de reais.
O índice, que chegou a operar em alta no começo da sessão, inverteu a tendência após anúncio de que o presidente Jair Bolsonaro deu sinal verde para fechar a proposta do Renda Cidadã, programa de transferência de renda a ser criado em substituição ao Bolsa Família.
Apesar da afirmação do senador Marcio Bittar de que o programa será custeado com a verba do próprio Bolsa Família, com sobra de recursos após pagamento de precatórios e com uma fatia da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), não foi divulgado o valor do novo programa.
A escassez de informações a respeito elevou a aversão ao risco de investidores, comentou Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimentos.
"O mercado prefere esperar um pouco e tomar uma posição mais cautelosa", afirmou.
Apesar do desempenho negativo, papéis de bancos evitavam uma queda ainda maior do índice. Units do Santander subiam cerca de 3%, enquanto ações do Bradesco ganhavam 0,5% e do Banco do Brasil subiam 0,9%.
0 comentário
Trump diz que EUA e Irã estão conversando neste momento
Trump diz que Fed deveria reduzir taxa de juros
Drones atacam vizinhos do Irã, enquanto Teerã parece testar pausa mais recente de Trump
Rússia diz estar disposta a considerar novas ideias sobre processo de paz na Ucrânia
Tráfego marítimo no Mar Vermelho diminuiu após ataque dos houthis à Arábia Saudita
Após 18 meses, economia de Trump é uma história de choques, resiliência e sinais de estagnação