ANP aprova consulta pública sobre venda direta de etanol do produtor ao revendedor

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou na quinta-feira a realização de uma consulta pública de 45 dias sobre a possibilidade de venda direta de etanol do produtor ao revendedor, informado uma reguladora nesta sexta-feira.
A proposta, que prevê a revisão de um artigo da Resolução 43/2009, visa flexibilizar as restrições de comercialização do biocombustível, decorrentes dos custos das usinas, por meio da criação de distribuidor vinculado, disse a ANP.
O assunto é de interesse de distribuidoras como a BR, Ipiranga, do grupo Ultra, e Raízen, joint venture das companhias Cosan e Shell.
"O tema vem sendo amplamente discutido pela agência ... o único obstáculo à implementação da medida é o eminente risco de desequilíbrio concorrencial originado do arranjo tributário vigente", afirmou o órgão regulador em comunicado.
Atualmente, há tributações nas cadeias de produção e distribuição, ea retirada obrigatória do elo distribuidor poderia acarretar vantagem competitiva não isonômica e perdas decorrentes de arrecadação, segundo a ANP.
Para lidar com a questão, uma agência propõe a criação do distribuidor vinculado, um novo agente regulado que seria cadastrado pelo órgão regulador e vinculado ao fornecedor de etanol.
"A ANP pretende dar mais opção aos agentes envolvidos na comercialização de etanol e elaborar norma mais aderente à prática do mercado, trazendo ganhos logísticos e custos regulatórios impostos ao mercado", acrescentou a agência.
A audiência pública sobre o tema, realizada por videoconferência, ainda terá seus dados definidos.
0 comentário
Açúcar ensaia leve recuperação em NY, mas analista prevê recuo a 12 cents
Prejuízo líquido da Raízen aumenta seis vezes no 3º tri da safra 2025/26
Açúcar fecha com novas baixas e pode cair até 12 cents/lbp, segundo analista
Preços do açúcar seguem em tendência de queda e são os mais baixos dos últimos anos
Açúcar recua novamente e contratos futuros em NY se aproximam do patamar de 12 cents
Açúcar amplia perdas e fecha abaixo dos 14 cents/lbp em NY nesta 4ª feira (11)