HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Café no ES: Até o momento chuvas contribuíram para nova safra e expectativa é de boa produção no conilon e no arábica em 2021

Publicado em 08/10/2020 15:06 e atualizado em 08/10/2020 17:37
Abraão Carlos Verdin - Coordenador de Cafeicultura do Incaper
Entrevista com Abraão Carlos Verdin - Coordenador de Cafeicultura do Incaper sobre o Acompanhamento de Safra do Café Conilon

Podcast

Entrevista com Abraão Carlos Verdin - Coordenador de Cafeicultura do Incaper sobre o Acompanhamento de Safra do Café Conilon

Download

LOGO nalogo
 

A safra 2021 também já começou no Espírito Santo e segundo Abraão Carlos Verdin - Coordenador de Cafeicultura do Incaper, até o momento as condições do clima contribuíram para o bom pegamento da florada e a expectativa é de uma boa produção tanto para o café tipo conilon como para o arábica em 2021.

De acordo com dados do Incaper, até agosto de 2020 as chuvas foram ligeiramente acima da média em todo o estado, o que foi positivo para o pegamento da florada que começou abrir em abril, logo após o fim da colheita da safra 20 do conilon. O especialista destacou ainda que desde agosto as temperaturas estão em elevação e o produtor agora está esperando por novas chuvas, que precisam acontecer entre 20 e 30 dias. 

"O solo está bem úmido, nós temos condições de irrigar nossas lavouras, mas acredito que dentro dos próximos 30 dias, se não chover, podemos ter problemas relacionado a quebras", comenta. 

Na safra 2020, o Espírito Santo produziu cerca de 9 milhões de sacas do café tipo conilon e a expectativa é para 2021 seja registrado um acréscimo para 2021. "Nós estamos com a perspectiva que 2021, até o momento, vai ser de uma boa safra no Espírito Santo", comenta. 

Segundo Abraão, a maior parte dos produtores fazem uso de irrigação, o que deixa a condição mais favorável também para o café tipo arábica. Destaca ainda que apenas as áreas próximas da divisa com Minas Gerais vem sentido mais os impactos da longa estiagem e altas temperaturas. Em 2020, o estado produziu cerca de 4 milhões de sacas e a expectativa é que no ano que vem a produção fique próximo dos 4 milhões. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • alex fernando rassele Santa Teresa - ES

    Estou no meio do Espirito Santo, mais preciso em Santa Teresa, e aqui os cafés estão sofrendo seca, tirando a produtividade... estou à disposição para acompanhar uma visita ao municipio e mostrar como está o café aqui.. Tenho vídeo de minha lavoura comprovando que ela está, sim, prejudicadas pela seca.

    0