Inmet confirma estabelecimento da estação das chuvas com maior volume e melhor distribuição em quase todas regiões produtoras
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
Download

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou nesta segunda-feira (19) o estabelecimento da estação chuvosa para o Brasil Central nesta semana. Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, os modelos seguem indicando a permanência da umidade para a parte central e sudeste do Brasil, além disso, os modelos também não indicam mais períodos sem chuvas daqui pra frente.
Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo sinaliza tendência de chuva para todo o Mato Grosso, com destaque para o noroeste do estado que deve receber os maiores volumes, entre 20 e 30 mm. As previsões indicam ainda bons volumes para todo o estado de Goiás, de acordo com modelo, os volumes podem chegar a 30 mm m algumas áreas do estado. As mesmas precipitações são esperadas para o extremo sul do Tocantins.
Para a região do Matopiba, Francisco destaca que as chuvas seguem acontecendo de maneira irregular. "Lá para quinta-feira enfraquece um pouco as chuvas, mas sempre persistindo as condições, chovendo um pouquinho por dia", afirma o meteorologista.
A partir do dia 24, próximo sábado, os modelos destacam a chegada de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul e que deve devolver as condições de chuvas também para a parte mais baixa do país. Além disso, esse sistema tem como tendência avançar para o Brasil Central, fazendo voltar a chover em toda a região.
Previsão estendida
Para o período entre 19 e 27 de outubro, o GFS indica um corredor de umidade bem formado entre o Sudeste e Centro-Oeste, sendo os maiores volumes previstos para Minas Gerais, podendo ficar acima de 100 mm.
Para o período entre o dia 27 de outubro e 4 de novembro, o NOAA sinaliza a chuva, além do Brasil Central, chegando também para a região sul do Brasil. O modelo sinaliza ainda os maiores acumulados para o noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com precipitação prevista entre 70 e 90 mm.
Veja a previsão completa no vídeo acima
0 comentário
Frente fria avança pelo Sudeste e aumenta a chuva em São Paulo | Previsão do Tempo 24/07/2026
Inmet alerta para chuvas em áreas de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas
Incêndio na França obriga milhares a fugir; alto risco de incêndio persiste em Europa cada vez mais quente
Calor extremo e seca no Tocantins levam produtores a colher milho durante a noite para evitar incêndios
Após temporais, Sul ganha trégua, mas produtor ainda monitora impactos no campo
Chuva perde força no Sul e avança para São Paulo; tempo seco mantém alerta para o campo