HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Estiagem já afeta lavouras da safra verão de arroz, milho e soja em Santa Catarina

Publicado em 22/10/2020 10:23 e atualizado em 22/10/2020 12:01
Enori Barbieri - Vice Presidente da FAESC
Produção de milho era estimada em 2,5 milhões de toneladas, mas perdas já vão aparecendo e alguns produtores não descartam dessecar as lavouras já semeadas e replantar as áreas. Abastecimento de água para animais das cadeias de frangos, suínos e leiteira também está prejudicada

Podcast

Estiagem já afeta lavouras da safra verão de arroz, milho e soja em Santa Catarina

Download

LOGO nalogo

Santa Catarina vive problemas climáticos já há cerca de um ano. Somente em 2020, o déficit hídrico já chega à 700 mm do que era esperado, de acordo com dados da Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina).

O vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, comenta que produtores de arroz já enfrentam dificuldades para abastecer seus reservatórios, as lavouras de milho recém plantadas passam por dificuldades de desenvolvimento e a safra de soja está com plantio atrasado pela baixa umidade do solo.

Barbieri afirma que as perdas vão aparecer no momento da colheita, mas ainda é possível ter boas safras, caso as precipitações retornem e os produtores consigam plantar até o final do ano. Inclusive no milho, muitos produtores já pensam em dessecar as lavouras plantadas e iniciar a semeadura novamente.

Os impactos da falta de água no estado são sentidos também no setor das proteínas animais com frangos, suínos e gado leiteiro sem abastecimento. A liderança relata que muitos destes produtores estão tendo que bancar caminhões pipa para buscar água em reservatórios para o abastecimento dos animais.

Confira a entrevista completa com o vice-presidente da Faesc no vídeo.

Leia Mais:

+ Avicultores e suinocultores catarinenses buscam água em caminhões-pipa por falta de chuva para encher reservatórios

+ Agropecuária catarinense tem preços em alta e apreensão com estiagem

+ Safra 2020/21: FAESC diz que falta de chuva já compromete produção de milho de Santa Catarina

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário