Estiagem já afeta lavouras da safra verão de arroz, milho e soja em Santa Catarina

Santa Catarina vive problemas climáticos já há cerca de um ano. Somente em 2020, o déficit hídrico já chega à 700 mm do que era esperado, de acordo com dados da Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina).
O vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, comenta que produtores de arroz já enfrentam dificuldades para abastecer seus reservatórios, as lavouras de milho recém plantadas passam por dificuldades de desenvolvimento e a safra de soja está com plantio atrasado pela baixa umidade do solo.
Barbieri afirma que as perdas vão aparecer no momento da colheita, mas ainda é possível ter boas safras, caso as precipitações retornem e os produtores consigam plantar até o final do ano. Inclusive no milho, muitos produtores já pensam em dessecar as lavouras plantadas e iniciar a semeadura novamente.
Os impactos da falta de água no estado são sentidos também no setor das proteínas animais com frangos, suínos e gado leiteiro sem abastecimento. A liderança relata que muitos destes produtores estão tendo que bancar caminhões pipa para buscar água em reservatórios para o abastecimento dos animais.
Confira a entrevista completa com o vice-presidente da Faesc no vídeo.
Leia Mais:
+ Agropecuária catarinense tem preços em alta e apreensão com estiagem
+ Safra 2020/21: FAESC diz que falta de chuva já compromete produção de milho de Santa Catarina
0 comentário
Milho fecha 6ªfeira se movimentando pouco na B3 e registrando desvalorizações semanais
Futuros do milho voltam do Natal subindo em Chicago
Milho mantém trajetória de valorização no começo de dezembro
Futuros do milho abrem a sexta-feira levemente positivos na B3
Retro 2025 - Milho/Cepea: Preço se mantém elevado em 2025, mesmo em meio à colheita recorde
Mercado travado pressiona e milho recua na B3 nesta terça-feira