Embrapa e ABRA definem próximos passos de parceria para reaproveitamento de resíduos de animais do abate
Nesta quarta-feira (21), foi realizado o 2º Encontro Embrapa Agroenergia e ABRA, dentro do Inovar – Diálogos de Inovação Tecnológica. A conversa virtual contou com a participação do Presidente-Executivo da ABRA, Decio Coutinho, e do Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso.
Com o tema “Soluções de pesquisa para o setor de reciclagem animal”, o encontro definiu os próximos passos da parceria, que poderá resultar em novos produtos a partir do reaproveitamento de resíduos de origem animal, como farinhas e gorduras, além de novos processos para o aproveitamento desses resíduos.
Próximos passos
Embrapa Agroenergia e ABRA identificaram que os próximos passos do trabalho serão desenvolvidos pensando em quatro grandes linhas de trabalho voltadas para as áreas de bovinos, suínos, aves e pescados. A partir delas, serão definidas linhas específicas de pesquisa.
Para isso, as duas entidades criarão um roteiro de visitas a essas indústrias, que será viabilizado após restrições de viagens, ocasionadas pela pandemia do Covid-19. Enquanto este momento não chega, pesquisadores da Embrapa, Associação e indústrias de reciclagem animal desenharão o escopo dos projetos de pesquisa e organizarão a viabilidade logística das visitas.
O encontro
Leonardo Valadares, pesquisador da Embrapa Agroenergia, falou sobre o uso de farinha de osso e farinha de penas como carga de reforço para materiais renováveis. Já as pesquisadoras Betania Quirino e Leia Fávaro, também da Embrapa, apresentaram possibilidades de utilização de microrganismos da biodiversidade brasileira para produção de insumos biológicos.
Além das equipes da ABRA e da Embrapa Agroenergia, participaram representantes das empresas associadas ABRA – Minerva (Heron Carli, Mário Rosa e Guilherme Peaguda); da Granvitoria Alimentos (Tiago Gavioli); da Better Beef (Vicente Linhares); da Patense (José Adolfo); da Farinhas Kenya (Humberto Zart); Grupo BC/Reciclagem Várzea Grande (Murilo Oliveira); e da Goiás Rendering (João Pedro Bittar).
0 comentário
IPCF de novembro já é o mais favorável ao agricultor desde abril
Alto Taquari/MT e Alto Garças/MT sofreram com falta de chuvas para as lavouras de soja
Terrus Regeneração apresenta 1ª plataforma para posicionamento de biossoluções baseada na tipologia de argila
Krilltech lança Projeto Biocabruca com apoio da Finep para impulsionar sustentabilidade no cultivo de cacau
Novo marco da pesca propõe regras claras para diferenciar aquicultura e pesca extrativa
Produção de óleo de palma da Malásia chegará a 20 mi t pela primeira vez, diz conselho