RS contabiliza mais de 600 autos de infração por descumprimento de normativas sobre herbicidas hormonais
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) encaminhou ao Ministério Público Estadual (MPE) ofício sobre autos de infrações lavrados durante a safra 2019/2020, em decorrência do não cumprimento das instruções normativas 05, 06 e 09/2019, sobre o uso de herbicidas hormonais. Este ano, foram lavrados mais de 600 autos a produtores, profissionais e empresas comerciantes de agrotóxicos.
“Só para se ter ideia, em média, no ano, a Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários emite de 400 a 600 autos de infração, sobre todos os assuntos. Ou seja, está havendo um grande esforço de todos, desde o fiscal na ponta, o nível central e a junta de julgamento, para que possamos dar uma resposta à altura do problema”, detalha o chefe da divisão, Rafael Friedrich de Lima.
Com os autos em mãos, o MPE definirá o que pode ocorrer com os infratores em termos penais. No âmbito da secretaria, os autuados passam por processos administrativos. “Estes autos de infração são da safra passada, mas desde o início desta safra estamos acompanhando as suspeitas de deriva e emitindo novos autos. É preciso saber que a aplicação de herbicidas hormonais a qualquer custo, sem os cuidados necessários, tem consequências”, finaliza Rafael.
Desde que a deriva de 2,4-D foi constatada em dezembro de 2018, a Seapdr editou uma série de instruções normativas com o intuito de resolver o problema da deriva de herbicidas hormonais. Os autos de infração lavrados se referem às INs que determinam a assinatura de um Termo de Conhecimento de Risco e de Responsabilidade na receita agronômica, por parte do produtor rural; regras para o cadastro dos aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e a necessidade de o produtor prestar informações; e regulamentação da venda orientada de agrotóxicos hormonais.
0 comentário
IPCF de novembro já é o mais favorável ao agricultor desde abril
Alto Taquari/MT e Alto Garças/MT sofreram com falta de chuvas para as lavouras de soja
Terrus Regeneração apresenta 1ª plataforma para posicionamento de biossoluções baseada na tipologia de argila
Krilltech lança Projeto Biocabruca com apoio da Finep para impulsionar sustentabilidade no cultivo de cacau
Novo marco da pesca propõe regras claras para diferenciar aquicultura e pesca extrativa
Produção de óleo de palma da Malásia chegará a 20 mi t pela primeira vez, diz conselho