Falta de chuvas ajuda no plantio do arroz no RS, mas liga alerta para desenvolvimento da safra
Podcast
Falta de chuvas ajuda no plantio do arroz no RS, mas liga alerta para desenvolvimento da safra
Download
O plantio do arroz já foi concluído em mais de 63% dos 969.192 hectares estimados para a safra 2020/21 no Rio Grande do Sul. Entre as regiões do estado, destaque para a Sul e a da Fronteira, onde os trabalhos já estão praticamente encerrados.
Segundo o diretor técnico do Irga (instituto Rio-Grandense do Arroz), Ivo Mello, a falta de chuvas no estado ajuda no avanço da semeadura e na boa largada da safra, mas já liga o sinal de alerta para precipitações menores do que a média e os efeitos do La Niña durante o desenvolvimento das lavouras.
Como perspectiva inicial, a liderança aponta uma produção de 7,4 milhões de toneladas que começaria a ser colhida em fevereiro, ganhando força na virada de mês e chegando à seu pico durante o mês de março.
Outro dado apontado pelo Irga é um crescimento na área cultivada de cerca de 3% com relação à safra anterior, mesmo que os preços do arroz estejam mais favoráveis. Mello explica que essa foi uma decisão de planejamento dos produtores para tentar manter o mercado equilibrado e sem um grande aumento na oferta.
Após vender parte da safra passada com preços máximos de R$ 70,00, poucos produtores ainda tinham estoques disponíveis para aproveitar as grandes elevações dos preços do grão. Agora, a expectativa é que as negociações possam acontecer com os valores superiores aos R$ 100,00 e remunerar bem à atividade.
Confira a íntegra da entrevista com o diretor técnico do Irga no vídeo.
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados