China considera meta de crescimento anual de 5% do PIB para os próximos 5 anos, dizem fontes

Por Kevin Yao
PEQUIM (Reuters) - As autoridades da China estão perto de determinar uma meta de crescimento econômico anual médio de cerca de 5% para os próximos cinco anos, na ponta mais baixa das faixas anteriormente consideradas devido aos riscos globais, disseram fontes.
Pequim está buscando determinar uma meta de crescimento mais flexível para o 14º plano quinquenal para se proteger contra riscos externos causados pela pandemia e por diferenças com os Estados Unidos, disseram três pessoas envolvidas com a discussão após reunião da liderança na semana passada para definição de agenda.
Nenhuma decisão foi tomada ainda já que o governo ainda está preparando metas econômicas e de desenvolvimento social detalhadas segundo o plano de cinco anos, disseram elas.
Na reunião da semana passada, o presidente Xi Jinping e outros apresentaram um plano de cinco anos e objetivos para os próximos 15 anos. Eles incluem a meta de tornar a China um país de "alta renda" até 2025 e avançar para ser uma nação "moderadamente desenvolvida" até 2035, o que implica renda de mais de 20 mil dólares por pessoa.
"Tais objetivos devem ser expressos em números. Ainda precisamos de um indicador para desenvolvimento econômico durante o período do 14º plano quinquenal", disse uma fonte.
"Teremos uma meta de PIB e ela pode ser de em torno de 5%."
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes