Crédito extraordinário é alternativa em caso de 2ª onda de Covid-19, diz Funchal

BRASÍLIA (Reuters) - O secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, afirmou nesta quinta-feira que, no caso de uma segunda onda da Covid-19 no país, o crédito extraordinário é um elemento que poderia ser utilizado para fazer frente a novas despesas, uma vez que está fora da regra do teto de gastos.
Em evento virtual promovido pela MAG Investimentos, Funchal também disse que outra alternativa seria trazer para a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Pacto Federativo o que foi concebido na PEC da Guerra --que estabeleceu o estado de calamidade, permitindo que gastos extraordinários para o enfrentamento da pandemia ficassem fora da regra do teto.
Ele pontuou, entretanto, não haver indícios, com base nos atuais dados de novos casos ou de mortes pelo coronavírus, que haveria uma segunda onda da doença no país.
"Por isso que o planejamento para o início do ano que vem... voltamos ao normal, viramos a página e voltamos ao processo de normalidade, de continuidade dos nossos planos estruturais", afirmou.
(Por Gabriel Ponte)
0 comentário
Câmara Alta do Parlamento suíço aprova acordo comercial com Mercosul
Confiança da indústria recua e mantém 21 meses de pessimismo
Trump diz que decidirá se EUA buscarão acordo com Irã
Ações europeias recuam diante de pedidos de desaceleração da IA e preocupações com inflação
Trump afirma que Ucrânia e Rússia concordaram em não atacar alvos do setor energético
S&P 500 e Nasdaq abrem em baixa após nervosismo com IA pesar sobre Nvidia e fabricantes de chips