HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Sementes de milho do programa Troca-Troca têm 97,7% de potencial de germinação

Publicado em 16/11/2020 16:59
É o que mostra resultado das análises feitas pelo LTS

Os agricultores que utilizam as sementes do programa Troca-Troca podem ter certeza da qualidade da semente ofertada. O resultado da análise das amostras feito pelo Laboratório de Tecnologia de Sementes (LTS) revela que as sementes de milho do programa Troca-Troca apresentaram média de 97,7% de germinação, 99,9% de pureza e 1% de sementes infestadas. As sementes de sorgo não foram analisadas.

“A pureza indica se na amostra foram encontradas sementes de outras espécies, terra ou pedaços de plantas como folhas ou caules. E a análise de sementes infestadas indica o percentual de sementes que foram atacadas por insetos ou alguma praga”, afirma a pesquisadora e responsável técnica do LTS-DDPA Daiane Lattuada.

De acordo com a pesquisadora, “para a análise do material coletado neste programa foi utilizada a metodologia estabelecida nas Regras de Análise de Sementes (RAS, 2009), onde o teste de germinação indica o percentual máximo de germinação daquela amostra, em condições ótimas”.

O LTS é laboratório oficial credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pertence ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). 

"Este trabalho é uma parceria inédita das áreas de fiscalização, pesquisa e agricultura familiar da Secretaria. E os resultados mostram que o material adquirido pelo Estado é de boa qualidade e que o produtor pode plantar sem medo”, destaca Rafael Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Seapdr.

As 93 amostras de sementes de 25 variedades diferentes de milho foram coletadas em diversas regiões do estado e começaram a ser analisadas pelo LTS no dia 17 de julho. As amostras foram aleatórias, respeitando a legislação de sementes e mudas, mas com todo o cuidado necessário para serem representativas.

A proposta é de que esta análise das sementes de milho do programa Troca-Troca continue nas próximas safras.

"O resultado dessas análises é mais um fator para comprovar que o programa acompanha os melhores padrões de qualidade de sementes disponíveis hoje no mercado e que estão à disposição tecnologias de ponta para atendimento das necessidades da nossa agricultura familiar. Por vezes, o valor pago pelos agricultores nas sementes é considerado baixo, podendo-se pensar que as sementes são de baixa qualidade. Enquanto na verdade, esse custo acessível é resultado de uma intensa negociação da Secretaria junto aos fornecedores de sementes, além do subsídio dado pelo Estado”, afirma o coordenador do programa Troca-Troca, Jonas Wesz.

Entrega de sementes da safrinha é antecipada

O programa Troca-Troca está atendendo neste ano mais de 50 mil agricultores. Já foram entregues no período de safra 134 mil sacas de sementes, sendo 129 mil de milho e 5 mil de sorgo, e mais 16 mil sacas de semente de milho estarão sendo entregues agora na safrinha. De acordo com o coordenador do programa Troca-Troca, “devido à estiagem e ao registro de perdas em algumas regiões no cultivo da safra, o programa está antecipando o início das entregas das sementes da safrinha já para os próximos dias para que agricultores tenham a disposição as sementes caso tenham condições favoráveis de novo cultivo em suas propriedades”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Seapdr RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário