HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Déficit hídrico na região de Campos Novos/SC chega em até 500mm e perdas significativas aparecem no trigo, milho e soja

Publicado em 17/11/2020 11:07
Fábio Luiz Ceni - Eng. Agrônomo da Copercampos
Safra de inverno se encaminha para final da colheita com 30% a menos de produtividade, milho já deve ter perdas de 50% no potencial produtivo e soja está com plantio atrasado e saindo na janela ideal

Podcast

Déficit hídrico na região de Campos Novos/SC chega em até 500mm e perdas significativas aparecem no trigo, milho e soja

Download

LOGO nalogo

O déficit hídrico na região de Campos Novos em Santa Catarina já chega à 400/500 mm, segundo medições da cooperativa Copercampos. Esse cenário é típico de anos com a ocorrência do La Niña e já causa perdas significativas nas principais lavouras da região.

Para a safra de inverno, as lavouras de trigo se encaminham para o final da colheita e a produtividade registrada está 30% menor do que o esperado inicialmente. O engenheiro agrônomo da Copercampos, Fábio Luiz Ceni, relata que o início de colheita até teve médias entre 70 e 80 sacas por hectare, mas da metade para o final caíram para 45/50 sacas.

Ceni destaca que, mesmo com este índice de perdas de produtividade, os produtores de trigo devem ter lucro nesta safra, uma vez que a saca do cereal tipo 1 está cotada em até R$ 85,00 neste momento. “Não vai ser o lucro sonhado, mas ainda é possível cobrir os custos e sobrar uma parte”, diz.

As lavouras de milho verão já foram totalmente implementadas na região e, com chuvas registradas de apenas 5 ou 10 mm,  as perdas ganham força. O engenheiro agrônomo comenta que algumas áreas de cobertura da cooperativa registram 100% de perdas e a média de prejuízo já é de 50% do potencial.

Para a soja, a estiagem impede o avanço do plantio da safra 2020/21 que vai se encaminhado para o término da janela ideal no dia 20 de novembro. Ceni alerta que, a partir dessa data, o potencial produtivo será reduzido e que mesmo as lavouras já semeadas estão com desenvolvimento aquém do esperado.

Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo da Copercampos no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário