Ovos: em outubro houve melhora no índice de participação do produto na granja sobre o varejo
A divulgação pelo Procon dos dados de outubro no varejo paulistano indica que os produtores de ovos conseguiram melhorar a relação com o preço praticado na ponta final de comércio varejista, possibilidade já aventada pelo Ovosite em informativo anterior. Entretanto, o que sugeria uma leve melhora foi na realidade bem expressiva.
Isso pelo fato dos preços na base produtora alcançarem evolução mensal e anual de 15,3% e 17%, respectivamente, enquanto no varejo houve involução mensal de 3,7% e evolução anual de apenas 6,3%.
O significado disso foi uma melhora considerável no índice de participação mensal do preço na granja sobre o varejo que evoluiu de 32,9% para 39,4% alcançando boa recuperação em relação aos últimos quatro meses e se confirmando abaixo, apenas, dos índices alcançados no trimestre fevereiro a abril.
Na base de produção os preços seguem evoluindo no decorrer de novembro, resta saber como será o comportamento dos preços no varejo que apresentaram retração pelo sexto mês consecutivo. De toda forma, o fato é que mesmo evoluindo na base de produção, os preços recebidos continuam sendo onerosos para os produtores.
0 comentário
ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa