Gargalo na cadeia de insumos e matérias-primas começa a atingir agroindústrias

Publicado em 25/11/2020 09:21 e atualizado em 25/11/2020 11:00
Problemas vão desde o fornecimento de embalagens plásticas e de papel, peças em metal, até o aumento nos preços destes produtos pela escassez de matéria-prima

LOGO nalogo

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), referente ao mês de outubro deste ano, o recuo na demanda no mercado de insumos no começo da pandemia e a inesperada recuperação alguns meses depois criou um gargalo no setor, que afeta desde a indústria de móveis, plásticos, metal, têxteis, entre outras. Isso já afeta algumas agroindústrias, principalmente no fornecimentode embalagens plásticas e de papel, além de peças para máquinas.

"As cadeias produtivas estavam desmobilizadas; produtores efornecedores de insumos contavam com poucos produtos em estoque. Isso gerou escassez e aumento dos preços de insumos neste período de retomada econômica", informou a CNI no estudo.

No levantamento, 44% das empresas consultadas pela CNI afirmam que estão com dificuldades em atender algum cliente, deixando, ou demorando para atendê-los. A principal dificuldade é a falta de estoque, relatada pela maior parte das empresas pesquisadas pela instituição.

Das empresas de material plástico, 62% relataram estar comdificuldades em atender os clientes, ou demoram para atender à demanda. Das indústrias deste setor, 84% das indústrias estão enfrentando problemas para conseguir insumos ou matérias-primas produzidas no país, sendo que 43% reportaram "muita dificuldade".

De acordo com a Lar Cooperativa Agroindustrial, "acendeu a luzamarela". Em nota, a Lar informou que já entrou em contato com seus fornecedores e está cotando preços de embalagens, mantendo o planejamento e fazendo encomendas em um prazo maior.

"A cooperativa C.Vale tomou precauções 90 dias atrás antecipando pedidos, alertada pelos fornecedores pela possibilidade de dificuldades na entrega e também aumentou estoques de embalagens para se precaver, já que há atrasos na entrega pela alta no consumo mercado interno e aumento da demanda para final do ano", informou a cooperativa.

No terceiro trimestre de 2020, na comparação com o segundo, 95% das indústrias de plásticos consultadas apontaram aumento no preço médio de insumos e matérias-primas. Esta questão atingiu também 93% das empresas de máquinas e equipamentos que participaram da pesquisa. A cooperativa C.Vale explicou, por meio de nota, que "peças e equipamentos de reposição fabricados em alumínio, aço e cobre 30% mais caras por escassez de matérias-primas".

"Efetivamente está faltando matéria-prima para fabricação das embalagens. À nível de custo sempre impacta, mas ainda não é significativo na Lar. Quem costuma comprar como se diz 'da mão pra boca' estará sujeito a se apertar no suprimento de embalagens e ter um custo mais alto", disse Irineo da Costa Rodrigues, diretor-presidente da Lar.

A cooperativa C.Vale também apontou que fornecedores de plástico e papel estão pedindo 60 a 90 dias para entregar embalagens, com aumento de custo 10% já repassado às embalagens e mais 10% agora para
dezembro.

No caso da Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol), em função de planejamento e parceria com os fornecedores, os estoques estão regulares. Entretanto, a Cooperativa informou que "o segmento de embalagens, desde de agosto deste ano, vem sendo impactado pela escassez de matérias-primas, como aparas no caso do papelão e resinas no plástico, acompanhado por um aumento súbito das demandas devido a retomada da economia".

A expectativa, conforme nota emitida pela Copacol, é de que a partir de abril de 2021 o mercado de embalagens esteja operando com mais normalidade para atender os clientes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário